Para uma abordagem do desejo do professor: angústia e fantasma como vias de acesso

Auteurs

  • Perla Zelmanovich Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso)

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p32-40

Mots-clés :

desejo do professor, adolescente, fantasma, angústia, transferência

Résumé

A análise dos efeitos gerados em um dispositivo para a formação de professores nas escolas secundárias é apresentada em uma universidade pública. Argumenta-se de que modo isso facilita a sintomatização da angústia quando o fantasma em que se encontra o desejo do professor é desestabilizado, e o ato educativo se interrompe. É mostrada a maneira como cada professor pode colocar em seus próprios termos os desconfortos que emergem em sua prática cotidiana diante do inabordável do trabalho com adolescentes. Adverte-se sobre a potencialidade de velar o real com os conceitos (da psicanálise), com a escrita e a leitura particularizada, em um dispositivo que põe em funcionamento o enigmático de uma cena para o qual aquele que escreve não tem respostas. Mostra-se a possibilidade de encarnar desde a formação o semblante de “objeto a” via transferência, que se torna especialmente relevante ao acompanhar a produção e sustentação do vínculo educativo com os adolescentes.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Biographie de l'auteur

  • Perla Zelmanovich, Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso)

    Professora Doutora da Faculdad Latinoamericana de Ciencias Sociales (Flacso), Buenos Aires, Argentina.

Téléchargements

Publiée

2019-04-30

Comment citer

Zelmanovich, P. (2019). Para uma abordagem do desejo do professor: angústia e fantasma como vias de acesso. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 24(1), 32-40. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v24i1p32-40