Expériences d'assistance en ligne pour les enfants et les adolescents en temps du COVID-19
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v26i2p283-296Mots-clés :
psychanalyse, accueil psychologique, enfants, adolescents, covid-19Résumé
Cet article porte sur l'assistance en ligne proposée par des étudiants de Psychologie d'une université publique, guidée par la psychanalyse, en raison de la pandémie de la COVID-19. Avec la distanciation sociale imposée comme mesure sanitaire pour contrôler le coronavirus, il a fallu réinventer la pratique avec des enfants et des adolescents. Des pratiques sont développées en trois contextes différents, à savoir : un centre de soins psychosociaux pour enfants et adolescents (CAPSi); le projet d’extension universitaire "Consultations psychanalytiques dans la clinique publique"; et le projet "Adolescence, Accueil institutionnell et Clinique de la Détresse”. Le but est d’aborder les aspects qui soutiennent le dispositif analytique face aux changements de type d'assistance, servant d’appui à une réflexion théorique, éthique et politique.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Aires, S. (2017). A doidignidade das palavras: Lacan e a clínica das psicoses. In C. G. Burgarelli (Org.), Padecer do significante: a questão do sujeito (pp. 95-114). Campinas, SP: Mercado de Letras.
Deleuze, G. (2016). O que é um dispositivo? In G. Deleuze, Dois regimes de loucos: textos e entrevistas (G. Ivo, trad., pp.359-369). São Paulo, SP: Editora 34. (Trabalho original publicado em 1988).
Faria, M. R. (2019). Real, simbólico e imaginário no ensino de Lacan. São Paulo, SP: Toro Editora.
Foucault, M. (1979). Microfísica do poder (R. Machado, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Graal.
Freud, S. (2016). Três ensaios sobre a teoria da sexualidade. In S. Freud Três ensaios sobre a teoria da sexualidade, análise fragmentária de uma histeria ("O caso Dora") e outros textos. (P.C. Souza, trad., pp. 13-172). São Paulo, SP: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1905).
Freud, S. (2010). A dinâmica da transferência. In S. Freud Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“O caso Schreber”), Artigos sobre técnica e outros textos. (P.C. Souza, trad., pp. 101-110). São Paulo, SP: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1912).
Freud, S. (2010). O início do tratamento. In S. Freud Observações psicanalíticas sobre um caso de paranoia relatado em autobiografia (“O caso Schreber”), Artigos sobre técnica e outros textos. (P.C. Souza, trad., pp. 124-145). São Paulo, SP: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1913).
Freud, S. (2010). Além do princípio do prazer. In S. Freud História de uma neurose infantil (“O homem dos lobos”), além do princípio do prazer e outros textos. (P.C. Souza, trad., pp. 121-178). São Paulo, SP: Companhia das Letras. (Trabalho original publicado em 1920).
Iaconelli, V. (2013). Mal-estar na maternidade: do infanticídio à função materna. Tese de Doutorado, Instituto de Psicologia, Universidade de São Paulo, São Paulo. doi:10.11606/T.47.2013.tde-07052013-102844. Recuperado de www.teses.usp.br
Jerusalinsky, J. (2020). Ser bebê, criança e adolescente na pandemia: cuidar e educar nas encruzilhadas entre a estruturação psíquica e o risco de Covid-19. Revista Crianças: uma abordagem transdisciplinar, vol 2. Recuperado de https://lalalingua.com.br/tipos-de-posts/ser-bebe-crianca-e-adolescente-na-pandemia/
Jucá, V. J. S., & Vorcaro, A. M. R. (2020). Atos na Adolescência: uma resposta a Angústia e ao Desamparo. Revista Subjetividades, 20(1), e9359. doi: http://doi.org/10.5020/23590777.rs.v20i1.e9359
Lacan, J. (1985) O seminário, livro 11: Os quatro conceitos fundamentais da psicanálise (D. D. Estrada, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar. (Apresentação oral em 1964, original publicado em 1973).
Lacan, J. (1992) O seminário, livro 8: A transferência (D. D. Estrada, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar. (Apresentação oral em 1960 – 61, original publicado em 1991).
Lacan, J. (2003). Introdução à edição alemã de um primeiro volume dos ‘Escritos'. In Lacan, J. Outros Escritos (V. Ribeiro, trad., pp. 550-556). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar. (Trabalho original publicado em 2001).
Lacan, J. (2007) O Seminário, livro 23: o sinthoma. (D. D. Estrada, trad.). Rio de Janeiro, RJ: Jorge Zahar. (Apresentação oral em 1975 – 76, original publicado em 2005).
Le Breton, D. (2010). Escarificações na adolescência: uma abordagem antropológica. Horizontes Antropológicos, 16(33), 25-40. doi: https://doi.org/10.1590/S0104-71832010000100003
Miller, J.-A. (2013). Jacques Lacan e a voz. Opção Lacaniana, (11), 1-13.
Paulon, C.; Ravanello, T.; Dunker, C. (2018). De Freud a Lacan: o discurso da cura como narratividade. In N. Leite, M. Moraes, J. Milán-Ramos (Orgs.), O caso: entre exceção e transmissão. Campinas, SP: Mercado de Letras
Quinet, A. (2009). As 4+1 condições da análise. Antonio Quinet. 12. ed. Rio de Janeiro: Jorge Zahar.
Rinaldi, D. (n.d.). Transferência e desejo do analista. Recuperado de http://www.interseccaopsicanalitica.com.br/int-biblioteca/DRinaldi/Doris_rinaldi_trasnferencia_desejo_analista.pdf
Soler, C. (2002). O em-corpo do sujeito: seminário 2001-2002. Salvador, BA: Ágalma.
Vorcaro, A. (1999). Crianças na Psicanálise: clínica, instituição e laço social. Rio de Janeiro, RJ: Companhia de Freud.
Rezende, A., Vorcaro, A., & Vilela, A. (2018). Tecendo a rede: a construção do caso clínico no atendimento institucional de jovens. Revista De Psicologia, 9(1), 64-69. Recuperado de http://www.periodicos.ufc.br/psicologiaufc/article/view/20637
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Suely Aires, Beatriz Moscon, Clara Magalhães Chamusca, Leila Mignac, Luisa Correia Guerra 2021
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by-nc/4.0/88x31.png)
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.