Psychothérapie en ligne pour enfants: expériences de psychologues d'orientation psychanalytique pendant la pandémie de COVID-19
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i2p200-219Mots-clés :
consultation en ligne, psychanalyse, psychothérapie infantileRésumé
Cet article est une étude qualitative exploratoire visant à comprendre comment les Technologies de l'Information et de la Communication (TIC) ont été utilisées par les psychologues d'orientation psychanalytique pendant la pandémie de COVID-19, en examinant les adaptations du cadre en mode virtuel, ainsi que l'utilisation du contrat, du jeu et des ressources ludiques via les plateformes numériques. Ces services sont devenus essentiels pendant la pandémie, avec des conséquences physiques et psychologiques sur la santé mentale des enfants. Grâce à dix entretiens réalisés via Google Meet, il a été possible d'observer les particularités de la prise en charge en ligne, ainsi que les avantages et les limites de cette modalité dans un setting éloigné des modèles classiques. Malgré les difficultés, le virtuel s'est avéré être une ressource viable dans le contexte de la pandémie.
##plugins.themes.default.displayStats.downloads##
Références
Affonso, R. M. L. (2022). Como brincar em tempos de pandemia? In R. M. L. Affonso (Org.), Ludodiagnóstico: Do brincar livre na natureza à clínica infantil on-line (pp. 63-74). São Paulo: Vetor.
Affonso, R. M. L., & Teixeira, T. (2022). Brincar, brinquedos e brincadeiras em situação de isolamento social: a pandemia da COVID-19. In R. M. L. Affonso (Org.), Ludodiagnóstico: Do brincar livre na natureza à clínica infantil on-line (pp. 433-474). São Paulo: Vetor.
Aires, S., Moscon, B., Chamusca, C. M., Mignac, L., & Guerra, L. C. (2021). Experiências de atendimento online a crianças e adolescentes em tempos de COVID-19. Estilos da Clínica, 26(2), 283-296. Recuperado de https://www.revistas.usp.br/estic/article/view/181297
Avoglia, H. R. C., Rosa, H. R., & Silva, M. A. (2022). Atendimento on-line com crianças: A urgência de novos olhares para a prática clínica infantil. In R. M. L. Affonso (Org.), Ludodiagnóstico: Do brincar livre na natureza à clínica infantil on-line (pp. 607-635). São Paulo: Vetor.
Aydogdu, A. L. F. (2020). Saúde mental das crianças durante a pandemia causada pelo novo coronavírus: Revisão integrativa. Journal health NPEPS, 5(2). Recuperado de https://periodicos.unemat.br/index.php/jhnpeps/article/view/4891
Azevedo, E. C., Feil, C. F., Riter, H.S., Golbert, R. I., Lotti, L. M., Souza, L. W., Agnol, L. D., Mello, L. F. P., & Menger, S. (2020). Psicoterapia de orientação psicanalítica on-line com crianças e adolescentes em tempos de isolamento social. Publicação CEAPIA, 29(1). Recuperado de https://ceapia.com.br/?publicacoes_cpt=revista-ceapia-2020
Conselho Federal de Psicologia (2020). Resolução nº 04, de 26 de março de 2020. Dispõe sobre regulamentação de serviços psicológicos prestados por meio de Tecnologia da Informação e da Comunicação durante a pandemia do COVID-19. Recuperado de https://atosoficiais.com.br/cfp/resolucao-do-exercicio-profissional-n-4-2020
Costa, B. B. V., & Gomes, I. C. (2022). Pandemia de COVID-19, setting terapêutico on-line e fenômenos transferenciais. Contextos Clínicos, 15(2). doi: https://doi.org/10.4013/ctc.2022.152.04
Costa, T. A. F., & Badáro, A. C. (2021). Impacto do uso de tecnologia no desenvolvimento infantil: Uma revisão de literatura. Cadernos de Psicologia, 3(5), 234-255. Recuperado de https://seer.uniacademia.edu.br/index.php/cadernospsicologia/article/view/3146
Cruz, R. M., & Labiak, F. P. (2021). Implicações éticas na psicoterapia on-line em tempos de Covid-19. Revista Psicologia e Saúde, 13(3), 203-216. doi: https://doi.org/10.20435/pssa.v13i3.1576
Dias, M. L. (2020). Psicoterapia on-line para crianças: Alcances e limites. In: A. K. C. Nascimento, & M. B., Sei (Orgs.), Intervenções psicológicas on-line: Reflexões e retrato de ações (pp. 49-66). Londrina: Clínica Psicológica da UEL.
Freud, S. (2020). Caminhos da terapia psicanalítica. In Freud, S. Obras incompleta de Sigmund Freud: Fundamentos da clínica psicanalítica (pp. 191-204). Belo Horizonte: Autêntica. (Trabalho original publicado em 1919)
Fundação Oswaldo Cruz (2020). Saúde mental e atenção psicossocial na Pandemia COVID-19: Crianças na Pandemia COVID-19. Brasília, DF: Ministério da Saúde. Recuperado de https://www.fiocruzbrasilia.fiocruz.br/wp-content/uploads/2020/05/crianças_pandemia.pdf
Garrit, M. (2021). Psicanálise e a modalidade on-line: resistências e possibilidades. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento, 5 (6), 51-66. Recuperado de: https://www.nucleodoconhecimento.com.br/psicologia/resistencias-e-possibilidades
Höfig, J. A. G., & Zanetti, S. A. S. (2016). O setting suficientemente bom e o manejo clínico na psicoterapia infantil: Relato de caso. Estilos da Clinica, 21(1), 45-62. doi: https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v21i1p45-62
Linhares, M. B. M., & Enumo, S. R. F. (2020). Reflexões baseadas na Psicologia sobre efeitos da pandemia COVID-19 no desenvolvimento infantil. Estudos de Psicologia, 37. doi: https://doi.org/10.1590/1982-0275202037e200089
Marinho, N. S. A., Mattos, A. S., Silva, A. M., Roberto, G. L. S., Dias, L. L., Borges, M.R., & Moura, L. R. (2022). Impactos psicossociais da pandemia do COVID-19 em crianças. Research, Society and Development, 11(4). doi: https://doi.org/10.33448/rsd-v11i4.27201
Nascimento, A. K. C. (2020). Psicoterapia on-line: Retrato de um percurso. In: A. K. C. Nascimento, & M. B., Sei (Orgs.), Intervenções psicológicas on-line: Reflexões e retrato de ações (pp. 25-48). Londrina: Clínica Psicológica da UEL.
Paiva N. M. N, & Costa J. S. (2015). A influência da tecnologia na infância: Desenvolvimento ou ameaça? Psicol Pt, 1, 1-13. Recuperado de https://www.psicologia.pt/artigos/textos/A0839.pdf
Paulo, M. S. L. L. (2022). Ludodiagnóstico e ludoterapia: Atendimento psicológico de crianças e adolescentes em plataformas on-line. In: R. M. L. Affonso (Org.), Ludodiagnóstico: Do brincar livre na natureza à clínica infantil on-line (pp. 729-763). São Paulo: Vetor.
Silva, K. C. (2018) Cuidado em Winnicott: Do desenvolvimento emocional ao setting analítico. (Dissertação, Universidade Federal de Sergipe). Recuperado de http://ri.ufs.br/jspui/handle/riufs/10949
Silva, M. F. A., Carneiro, M. I. P., Brito, K. P. P., & Gomes, K. F. (2017). O processo de psicoterapia infantil sob uma perspectiva psicanalítica. Revista Farol, 4(4), 126-141. Recuperado de https://revista.farol.edu.br/index.php/farol/article/view/50
Stürmer, A., & Castro, M. G. K. (2009). Crianças e adolescentes em psicoterapia: A abordagem psicanalítica. Porto Alegre: Artmed.
Susemihl, E. V. K. P. (2020). Notas sobre a clínica à distância, Klein, contratransferência e identificação projetiva. Revista Brasileira de Psicanálise, 54(3), 49-63. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0486-641X2020000300006&lng=pt&tlng=pt
Tachibana, M., Pizzo, G. M., Paiva, L. V., & Oliveira, M. C. R. (2021). A clínica psicanalítica infantil na modalidade on-line: reflexões winnicottianas. Revista Brasileira de Psicoterapia, 23(3), 9-20. Recuperado de https://rbp.celg.org.br/detalhe_artigo.asp?id=397
Terra, G. S., Santeiro, T. V., Couto, V. V. D. (2024). Experiências on-line de psicoterapeutas de orientação psicanalítica durante a Pandemia. Psicologia: Teoria e Prática, 26, 1-21. doi: https://doi.org/10.5935/1980-6906/ePTPCP15666.en
Turato, E. R. (2018). Tratado da metodologia da pesquisa clínico-qualitativa: Construção teórico-epistemológica, discussão comparada e aplicação nas áreas da saúde e humanas (6. ed.). Petrópolis: Vozes.
Viana, D. M. (2020). Atendimento psicológico online no contexto da pandemia de covid-19. Cadernos ESP., 14(1), 68-73. Recuperado de https://cadernos.esp.ce.gov.br/index.php/cadernos/article/view/399
Winnicott, D.W. (2007). O ambiente e os processos de maturação. Porto Alegre: Artmed. (Trabalho original de 1983)
Winnicott, D. W. (2008). A criança e o seu mundo. Rio de Janeiro: LTC. (Trabalho original publicado em 1982)
Winnicott, D. W. (2019). O brincar e a realidade. São Paulo: Ubu. (Trabalho original publicado em 1975)
Winnicott, C., Shepherd, R., & Davis, M. (Orgs.) (2005). Explorações Psicanalíticas: D. W. Winnicott. Porto Alegre: Artes Médicas Sul. (Trabalho original publicado em 1989)
Zavaschi, M. L. S., Bassols A. M. S., Bergmann, D. S., & Mardini, V. (2015). Abordagem Psicodinâmica na infância. In C. L. Eizirik, R. W. Aguiar, & S. S. Schestatsky (Orgs.), Psicoterapia de orientação analítica: Fundamentos teóricos e Clínicos (pp. 723-754). Porto Alegre: Artmed.
Téléchargements
Publiée
Numéro
Rubrique
Licence
(c) Copyright Letícia Resende Ferreira, Tales Vilela Santeiro, Conceição Aparecida Serralha 2024
Ce travail est disponible sous licence Creative Commons Attribution - Pas d’Utilisation Commerciale 4.0 International.
O envio dos manuscritos deverá ser acompanhado de Carta à Comissão Executiva solicitando a publicação. Na carta, o(s) autor(es) deve(m) informar eventuais conflitos de interesse - profissionais, financeiros e benefícios diretos ou indiretos - que possam vir a influenciar os resultados da pesquisa. Devem, ainda, revelar as fontes de financiamento envolvidas no trabalho, bem como garantir a privacidade e o anonimato das pessoas envolvidas. Portanto, o(s) autor(es) deve(m) informar os procedimentos da aprovação da pesquisa pelo Comitê de Ética da instituição do(s) pesquisador(es) com o número do parecer.
O material deve ser acompanhado também de uma Declaração de Direito Autoral assinada por todo(s) o(s) autor(es) atestando o ineditismo do trabalho, conforme o seguinte modelo:
Eu, Rinaldo Voltolini, concedo à revista o direito de primeira publicação e declaro que o artigo intitulado Sobre uma política de acolhimento de professores em situação de inclusão, apresentado para publicação na revista Estilos da Clínica, não foi publicado ou apresentado para avaliação e publicação em nenhuma outra revista ou livro, sendo, portanto, original.