Para ser um guri: espaço e representação da masculinidade na escola

Auteurs

  • Ieda Prates da Silva Associação Psicanalítica de Porto Alegre - APPOA

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i17p70-83

Mots-clés :

Clínica psicanalítica, Escola, Funções parentais, Agressividade, Identificação, Diferença sexual

Résumé

Na experiência com clínica psicanalítica de crianças num serviço público de saúde mental ao longo dos últimos anos, temos nos deparado com uma desproporção entre o número de meninos e meninas encaminhados para tratamento psicoterapêutico com sintomas escolares, sendo significativamente maior o número de guris. O que faz dos meninos, na atualidade, tão avessos à escola? Ou será a escola avessa a algo da masculinidade que está em causa ali? O que produz este conflito, elevado à máxima potência em muitos casos que são encaminhados para a clínica, na espera de que domestiquemos estas crianças? Estará havendo uma tentativa de apagamento da diferença, o que faz com que ela ressurja no espaço escolar como violência e transgressão? Como constroem os meninos modelos de identificação, se não podem diferenciar- se num universo maciçamente feminino?

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2004-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Silva, I. P. da. (2004). Para ser um guri: espaço e representação da masculinidade na escola. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 9(17), 70-83. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i17p70-83