A dissociação entre a natalidade e o mundo

Auteurs

  • Douglas Emiliano Batista USP; Faculdade de Educação

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v11i21p56-63

Mots-clés :

Psicanálise e educação, Filosofia da educação, Hanna Arendt, Freud

Résumé

No presente artigo, discutese que, atualmente, na esfera das tarefas educacionais, os adultos não pretendem introduzir as crianças no mundo préexistente, mas desenvolver suas capacidades “intrínsecas”. De acordo com isso, os adultos não teriam quase mais nada a transmitir aos mais novos. Discutem-se, ainda, as conseqüências políticas desse pensamento, em especial a suposição da “igualdade política” entre adultos e crianças, e a “emancipação” dos novos em face do mundo adulto.

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Publiée

2006-12-01

Comment citer

Batista, D. E. (2006). A dissociação entre a natalidade e o mundo. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 11(21), 56-63. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v11i21p56-63