A "criança-problema" e o governo da família

Auteurs

  • Ana Laura Godinho Lima USP; Escola de Artes, Ciências e Humanidades

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v11i21p126-149

Mots-clés :

Criança problema, Higiene mental, Governo da família, Psicanálise da criança, Arthur Ramos

Résumé

Neste texto pretende-se discutir as seguintes questões: Como se chegou a denominar uma parte dos alunos das escolas primárias "criançasproblema "? De que maneira uma série de pequenas dificuldades comuns na infância, tais como timidez, ciúme ou medo do escuro, tornaram-se problemas de comportamento a serem investigados e tratados pelos educadores? Quais os efeitos do emprego da expressão "criança-problema" nos discursos educacionais? O artigo baseia-se no exame de textos sobre educação e psicanálise escritos por Arthur Ramos e publicados na década de 1930. Para a análise, emprega-se o conceito de "governamentalidade", tal como formulado por Michel Foucault.

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Publiée

2006-12-01

Comment citer

Lima, A. L. G. (2006). A "criança-problema" e o governo da família. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 11(21), 126-149. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v11i21p126-149