Transtorno, sintoma e direção do tratamento para o autismo

Auteurs

  • Roberto Calazans Universidade Federal de São João del Rei
  • Clara Rodrigues Martins Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p142-157

Mots-clés :

Psicanálise, Autismo, Sintoma, Transtorno

Résumé

Este artigo pretende destacar duas modalidades de direção de tratamento do autismo a partir de duas diferentes concepções clínicas. De um lado, a terapia cognitivo-comportamental, cuja perspectiva clínica tem como centro a noção de transtorno; de outro lado, a psicanálise, a partir da noção de sintoma. Enquanto a noção de transtorno coloca o autista numa posição deficitária que deve ser minorada através de técnicas de ajustamento e aprendizagem, tal como desenvolvida pelo método TEACCH, a noção de sintoma, própria da psicanálise, permite afirmar no autismo a dimensão de sujeito, cuja aposta é oferecida pela “prática entre vários”.

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Publiée

2007-06-01

Comment citer

Calazans, R., & Martins, C. R. (2007). Transtorno, sintoma e direção do tratamento para o autismo. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 12(22), 142-157. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p142-157