Em defesa de um clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação

Auteurs

  • Claudine Blanchard-Laville Universidade de Paris 10, Nanterre
  • Viviane Veras Universidade de Paris 10, Nanterre

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p208-223

Mots-clés :

Relação com o saber, Acompanhamento clínico, Transmissão

Résumé

Trata-se de um percurso transdisciplinar de uma professora universitária que se inicia como professora de matemáticas, mas que há anos dedica-se à orientação de pesquisadores no campo das ciências da educação a partir da psicanálise. O percurso é marcado pela descoberta da psicanálise na elaboração da própria relação com o saber. O texto apresenta os remanejamentos epistemológicos implicados no trabalho de pesquisa. Em particular são desenvolvidos dois eixos: o lugar singular que ocupa a clínica psicanalítica no campo da pesquisa em educação frente à psicologia de um lado, e as questões relativas à produção e validação da investigação assim orientada, desenvolvida pela autora e pelos pesquisadores sob sua orientação.

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Publiée

2007-06-01

Comment citer

Blanchard-Laville, C., & Veras, V. (2007). Em defesa de um clínica de orientação psicanalítica em ciências da educação. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 12(22), 208-223. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v12i22p208-223