"O brincar e a realidade"... virtual: videogame, assassinatos e imortalidade

Auteurs

  • Viviana Carola Velasco Martinez Universidade Estadual de Maringá; Laboratório de Estudos e Pesquisa em Psicanálise e Civilização

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i26p150-173

Mots-clés :

psicanálise, infância, videogame, sexualidade infantil, parricídio

Résumé

Este artigo tem como objetivo enfocar as mensagens sobre a sexualidade que o adulto transmite enigmaticamente à criança, através dos jogos de videogame. Proponho a realidade virtual como uma espécie de realidade intermediária entre a realidade material e psíquica, que permite a realização das interdições: o parricídio e o incesto, porém sem as consequências punitivas, sejam estas internas ou externas. Nesse sentido, é possível considerar que o recurso à violência banalizada, principal recurso lúdico dos jogos de videogame, diga respeito menos a um perigo real de "criar jovens e adultos perigosos" e mais ao entrelaçamento e satisfação pulsional dentro dos limites de proteção da realidade virtual.

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Publiée

2009-06-01

Comment citer

Martinez, V. C. V. (2009). "O brincar e a realidade"... virtual: videogame, assassinatos e imortalidade. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 14(26), 150-173. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i26p150-173