¿De quién - o de qué - depende el éxito de la inclusión escolar?

Auteurs

  • Fernanda Ferrari Arantes Universidade de São Paulo; Instituto de Psicologia

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v15i1p96-115

Mots-clés :

educação, inclusão escolar, psicanálise e crianças

Résumé

Este artigo visa discutir a avaliação e o êxito educacional das crianças incluídas em escolas regulares, discutindo a experiência de inclusão de uma criança com Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e tomando como ponto de partida uma afirmação sobre reais possibilidades de avaliar os progressos apresentados por elas. Mas a quem cabe a responsabilidade de estabelecer as metas que tais crianças devem cumprir? É possível assegurar que os objetivos alcançados são suficientes para garantir que a criança vivencie uma inclusão escolar? Nesse sentido, este trabalho é um convite àqueles que estão, direta ou indiretamente, responsabilizados pela inclusão escolar a refletirem sobre a prática educacional cotidiana.

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Publiée

2010-06-01

Numéro

Rubrique

Dossiê: Experiências Inclusivas

Comment citer

Arantes, F. F. (2010). ¿De quién - o de qué - depende el éxito de la inclusión escolar?. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 15(1), 96-115. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v15i1p96-115