Moralidade, ética e inclusão escolar: furtos na escola

Auteurs

  • Cintia Copit Freller Colégio Santa Cruz

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p33-46

Mots-clés :

Psicanálise, ética, educação

Résumé

O educador contribui para a formação do senso moral do aluno não tanto pelo que transmite oralmente, mas por meio de sua prálica cotidiana e de seu estilo. Nesta pesquisa, analisamos as repercussões que certas práticas escolares têm sobre o desenvolvimento moral, focando uma modalidade específica de indisciplina: os furtos. Depois, apresentamos um caso de compreensão e enfrentamento de furtos, que favorece o desenvolvimento moral e a inclusão escolar dos alunos envolvidos, bem como propicia o amadurecimento do resto da turma. Partimos da psicanálise de Winnicott, que estuda o homem inserido na cultura, propõe o espaço potencial, entre o mundo externo e o interno, corno campo de pesquisa e intervenção.

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Publiée

2001-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Freller, C. C. (2001). Moralidade, ética e inclusão escolar: furtos na escola. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 6(11), 33-46. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i11p33-46