Chile: a psicanálise vista através de uma instância educativa¹: aprendendo a não saber

Auteurs

  • Matilde Bernardita Arancibia Lavín Círculo de Estúdios Psicoanalíticos de Santiago de Chile

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i10p147-162

Mots-clés :

Psicanálise no Chile, função paterna, crianças com dificuldades, método científico, busca de uma identidade renovada

Résumé

Mediante o confronto de duas formas de intervenção teórico-práticas diferentes, a psicanálise e psicologias adaptacionistas, dá-se uma apresentação geral da situação da psicanálise no Chile. A reflexão origina-se em uma experiência na escola infantil, com crianças de até 7 anos, interpretada em sua conexão com antecedentes históricos e socioculturais, presentes e passados. Estes antecedentes, por sua vez, articulam-se com a noção psicanalítica de função paterna e a forma de presença da mulher/mãe numa sociedade em processo de renovação da própria identidade.

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Publiée

2001-06-01

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

Lavín, M. B. A. (2001). Chile: a psicanálise vista através de uma instância educativa¹: aprendendo a não saber. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 6(10), 147-162. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i10p147-162