Sobre o conceito de transferência no campo pedagógico

Auteurs

  • Janine Filloux

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i13p42-77

Mots-clés :

Educação, Psicanálise, Transferência

Résumé

O presente artigo analisa alguns escritos provenientes do movimento de pedagogia analítica, publicados entre 1926 e 1937, na Revista de Pedagogia Analítica, bem como algumas obras pedagógicas contemporâneas que se referem à psicanálise. Tem corno objetivo básico mostrar que a questão da transferência está no centro da discussão da psicanálise e da pedagogia, separando-as mais do que aproximando-as. Propõe que a abordagem dos fenômenos transferenciais na prática pedagógica pode permitir esclarecer a natureza do pedagógico.

##plugins.themes.default.displayStats.downloads##

##plugins.themes.default.displayStats.noStats##

Téléchargements

Publiée

2002-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Filloux, J. (2002). Sobre o conceito de transferência no campo pedagógico. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 7(13), 42-77. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i13p42-77