O retorno da "criança-questão": uma leitura do filme Ma vie en rose a partir de Melanie Klein

Auteurs

  • Deborah P. Britzman York University; programa de pós-graduação em Pensamento Político e Social

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i12p130-145

Mots-clés :

Psicanálise com crianças, Melanie Klein, sexualidade, educação, difícil conhecimento

Résumé

Este artigo analisa a complicada relação entre educação e psicanálise com base no primeiro estudo de caso de Melanie Klein, sobre "Fritz", o estudo de Freud do "Pequeno Hans" e um filme contemporâneo. Todos eles representam dilemas da relação criança-adulto, e o fazem através de surpreendentes questionamentos por parte das crianças sobre a sexualidade e a natureza da existência. Esses textos do arquivo introduzem também a questão de 'o que mais a educação pode significar quando se levam em conta a associação livre e o inconsciente?' Finalmente, o artigo reflete sobre o difícil conhecimento colocado pelo problema de se conhecer a história de alguém por meio da questão do Outro.

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Publiée

2002-06-01

Numéro

Rubrique

Articles

Comment citer

Britzman, D. P. (2002). O retorno da "criança-questão": uma leitura do filme Ma vie en rose a partir de Melanie Klein. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 7(12), 130-145. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v7i12p130-145