Sobre o conceito de dislexia e seus efeitos no discurso social

Auteurs

  • Rejane Rubino Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; Divisão de Ensino e Reabilitação dos Distúrbios da Comunicação; Serviço de Patologia da Linguagem

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i24p84-97

Mots-clés :

dislexia, dificuldade específica na leitura, leitura, maus leitores

Résumé

O objetivo deste trabalho é refletir sobre a divulgação maciça que o conceito de dislexia vem recebendo na mídia nos últimos anos. Tomando como ponto nevrálgico o pressuposto da especificidade implicado no conceito de dislexia, este trabalho discute as posições veiculadas por esse discurso no que diz respeito à problemática mais abrangente das dificuldades na aquisição da leitura e da escrita pela criança. O trabalho discute ainda a premissa de que a presença de uma discrepância entre a inteligência e o desempenho na leitura indica uma dislexia.

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Publiée

2008-06-01

Comment citer

Rubino, R. (2008). Sobre o conceito de dislexia e seus efeitos no discurso social. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 13(24), 84-97. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v13i24p84-97