Latência, adolescência e saber

Auteurs

  • Daniela Teixeira Dutra Viola Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ângela Maria Resende Vorcaro Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Psicologia

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i3p461-476

Résumé

A partir da hipótese de que a relação com o saber durante o período de latência e na passagem à puberdade tem um papel fundamental nas vicissitudes constitutivas do sujeito e no transcurso da adolescência, este trabalho se propõe a traçar um breve percurso na teoria psicanalítica no lastro das articulações entre latência, adolescência e saber, a fim de delinear uma linhainvestigativa, nas obras de Freud e de Lacan, sobre a problemática da puberdade. Com isso, almeja-se compreender melhoros impasses e embaraços que se apresentam na adolescência na contemporaneidade.

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Publiée

2013-12-01

Comment citer

Viola, D. T. D., & Vorcaro, Ângela M. R. (2013). Latência, adolescência e saber . Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 18(3), 461-476. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i3p461-476