A demanda clínica da criança: uma psicanálise possível

Autori

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p64-82

Parole chiave:

psicanálise da criança, demanda, repetição, brincar, caso clínico.

Abstract

Este trabalho versa sobre algumas questões consideradas relevantes para a psicanálise com crianças, como o conceito de repetição (Wiederholen) e o brincar, à luz de um estudo de caso clínico, fruto de uma primeira experiência de atendimento psicológico em uma clínica-escola de um curso de Psicologia, por meio da abordagem da psicanálise. Através deste caso, objetiva-se demonstrar que é possível abrir espaço para a escuta da demanda clínica do pequeno sujeito que vem para atendimento, em resposta à alienação de quem lhe traz para análise, e que é possível, portanto, preservar a condição subjetiva da criança em atendimento. O caso abre espaço para somar às condições de análise da criança, sustentando que é no repetir que emerge o novo. Neste trabalho, usaram-se nomes fictícios, de forma a preservar as identidades dos participantes. 

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Iagor Brum Leitão, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
    Mestrando em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES)
  • Marcella Bastos Cacciari, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e Faculdade Multivix
    Doutoranda em Psicologia pela Universidade Federal do Espírito Santo (PPGP/UFES). Docente da Faculdade Multivix, Nova Venécia.

Pubblicato

2017-07-12

Fascicolo

Sezione

Artigos

Come citare

Leitão, I. B., & Cacciari, M. B. (2017). A demanda clínica da criança: uma psicanálise possível. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 22(1), 64-82. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v22i1p64-82