Amor materno e cuidado profissional

Autori

  • Fernanda Schmitt Ribeiro Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Silvia Maria Abu-Jamra Zornig Professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i3p542-557

Parole chiave:

cuidado profissional, amor materno, desenvolvimento emocional, bebê, método Esther Bick

Abstract

Este artigo visa trazer uma reflexão acerca dos cuidados profissionais direcionados à primeira infância, especialmente os cuidados oferecidos por babás, tão comum no contexto brasileiro. Primeiramente, foi proposta uma discussão acerca da importância do cuidado para o desenvolvimento emocional do bebê, bem como as distinções existentes entre as relações que a cuidadora estabelece com o bebê, daquela estabelecida entre a díade mãe-bebê. Partindo dessas considerações, um estudo de caso foi apresentado. Este foi realizado com uma mãe e seus três bebês trigêmeos, acompanhados por uma observadora durante os dois primeiros anos de vida dos bebês através do método Bick de observação de bebês.

 

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografie autore

  • Fernanda Schmitt Ribeiro, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

  • Silvia Maria Abu-Jamra Zornig, Professora na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

    Professora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Membro-fundadora da Associação Brasileira de Estudos sobre o bebê (ABEBE), Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Pubblicato

2018-12-31

Come citare

Ribeiro, F. S., & Zornig, S. M. A.-J. (2018). Amor materno e cuidado profissional. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 23(3), 542-557. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i3p542-557