Um estudo de caso sobre a brincadeira do fort-da como indício de estruturação do sujeito

Autori

  • Renata Gonçalves Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i3p626-637

Parole chiave:

sujeito, fort-da, estruturação, criança

Abstract

Este artigo teve como objetivo discutir a constituição do sujeito a partir da brincadeira nomeada por Freud como Fort-da. Realizou-se estudo de caso de criança deficiente visual com base nos pressupostos da teoria
psicanalítica, baseando-se em fragmento de fala durante brincadeiras simbólicas entre criança e terapeuta. Observou-se que tal fragmento de fala representou a possibilidade de emergência do sujeito sem o intuito de necessariamente designar diagnóstico estrutural à criança. Portanto, este estudo tornou-se relevante por discutir a possibilidade de estruturação subjetiva de tal criança à luz da articulação lacaniana entre Simbólico e Imaginário e o jogo do Fort-da de Freud.

Downloads

La data di download non è ancora disponibile.

Biografia autore

  • Renata Gonçalves, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

    Psicóloga. Mestre em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, SP, Brasil.

Pubblicato

2018-12-31

Come citare

Gonçalves, R. (2018). Um estudo de caso sobre a brincadeira do fort-da como indício de estruturação do sujeito. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 23(3), 626-637. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v23i3p626-637