A dimensão do corpo na aprendizagem

Autori

  • Andrea Gabriela Ferrari Centro Universtitário La Salle
  • Regina Orgler Sordi Universidade Federal do Rio Grande do Sul; Instituto de Psicologia

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p208-229

Parole chiave:

constituição do corpo, relações iniciais, sintoma na aprendizagem

Abstract

Considerando a importância das interações iniciais do bebê com o outro primordial, este artigo objetiva discutir as relações entre a constituição da representação corporal e a construção do sujeito aprendente. As autoras baseiam-se em contribuições de Paín (1973) e Fernández (1991; 2001) sobre a formação de sintomas na aprendizagem e a dimensão corporal, e em alguns teóricos da psicanálise que trabalham o aspecto constitutivo da imagem corporal, como Dolto (1984) e Aulagnier (1989), bem como o aporte freudiano sobre a pulsão de saber (Freud, 1905). Discutem a importância da constituição da representação corporal como partícipe da construção de modalidades de aprendizagem.

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Pubblicato

2009-12-01

Come citare

Ferrari, A. G., & Sordi, R. O. (2009). A dimensão do corpo na aprendizagem. Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 14(27), 208-229. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v14i27p208-229