Clínica do autismo e das psicoses infantis ou como pensar a articulação psicanálise-educação no tratamento das "crianças-objeto"

Autori

  • Christiano Mendes de Lima Prefeitura Municipal de Uberlândia; NAPS Infantil

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i10p28-39

Parole chiave:

Autismo, psicoses infantis, clínica psicanalítica, educação

Abstract

Neste artigo, pensa-se a articulação psicanálise/educação a partir do modo como a educação - entendida como processo de transmissão de marcas simbólicas geradoras de efeitos de subjetivação - está presente na clínica psicanalítica de crianças autistas e psicóticas. Para tanto, pensa-se a questão da interpretação em função da relação com o Outro tal como esta se dá no autismo e nas psicoses.

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Pubblicato

2001-06-01

Fascicolo

Sezione

Dossiê

Come citare

Lima, C. M. de. (2001). Clínica do autismo e das psicoses infantis ou como pensar a articulação psicanálise-educação no tratamento das "crianças-objeto". Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 6(10), 28-39. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v6i10p28-39