Transgressão e criatividade em sala de aula

Autori

  • Karen Geisel Domingues Universidade de Brasília; Faculdade de Educação
  • Inês Maria Zanforlin Pires de Almeida Universidade de Brasília; Faculdade de Educação
  • Teresa Cristina Siqueira Cerqueira Universidade de Brasília; Faculdade de Educação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i2p387-402

Abstract

O artigo apresenta parte de uma pesquisa de mestrado que utilizou como referencial epistemológico a teoria da criatividade de Winnicott. A investigação aconteceu a partir de entrevistas com professores da 2a Fase do Ensino Fundamental de escolas da rede pública e particular de Brasília-DF, a fim de compreendermos a interpretação dos educadores sobre o processo de constituição do sujeito-aluno no entretecer de comportamentos transgressores e criativos no trabalho-educar. Concluiu-se que a transgressão pode ser considerada parte do processo criativo para o aluno, tanto em relação a ações e produções no mundo social quanto à criação da própria identidade do indivíduo.

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Pubblicato

2013-08-01

Come citare

Domingues, K. G., Almeida, I. M. Z. P. de, & Cerqueira, T. C. S. (2013). Transgressão e criatividade em sala de aula . Stili Della Clinica. Rivista Sui Destini dell’infanzia, 18(2), 387-402. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v18i2p387-402