Psicanálise, educação e redes sociais virtuais: escurando os adolescentes na escola

Autores

  • Nádia Laguárdia de Lima Universidade Federal de Minas Gerais; Departamento de Psicologia
  • Nayara Serrano Barcelos Universidade Federal de Minas Gerais
  • Juliana Tassara Berni Universidade Federal de Minas Gerais
  • Karina de Almeida Casula Universidade Federal de Minas Gerais
  • Luiza Pinheiro Mendes Ferreira Universidade Federal de Minas Gerais
  • Ellen Rose Fernandes Figueiredo Universidade Federal de Minas Gerais; Faculdade de Educação
  • Karina Nihari Maciel Universidade Federal de Minas Gerais
  • Mirella César Ferraz Nunes Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marina Soares Otoni Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i3p421-440

Resumo

O interesse e a preocupação em relação ao uso de dispositivos tecnológicos pelos adolescentes têm se acentuado a cada dia. As redes sociais da internet têm sido utilizadas pelos jovens não só para a comunicação, mas também para a segregação social. Este trabalho apresenta uma reflexão sobre uma pesquisa e intervenção realizadas em uma escola pública que teve como tema o uso das redes sociais pelos jovens. Para tanto, utilizou-se a metodologia de conversação de orientação psicanalítica com quatro grupos de adolescentes. Depreendeu-se um processo próprio a cada grupo, além de efeitos das conversações sobre cada sujeito.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2015-12-01

Edição

Seção

Dossiê

Como Citar

Lima, N. L. de, Barcelos, N. S., Berni, J. T., Casula, K. de A., Ferreira, L. P. M., Figueiredo, E. R. F., Maciel, K. N., Nunes, M. C. F., & Otoni, M. S. (2015). Psicanálise, educação e redes sociais virtuais: escurando os adolescentes na escola . Estilos Da Clinica, 20(3), 421-440. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v20i3p421-440