Inclusão social de adolescentes em situação de pobreza em um Instituto Federal: uma perspectiva psicanalítica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v28i3p292-310Palavras-chave:
inclusão educacional, pobreza, laço social, discursos, psicanáliseResumo
A inclusão de estudantes em situação de pobreza nas instituições de ensino é uma necessidade diante das trajetórias marcadas pelo fracasso escolar. Partimos da aposta de que uma maior atenção aos laços sociais no interior das escolas é um dos elementos-chave para uma efetiva inclusão social/educacional. Esta pesquisa buscou demonstrar os processos de exclusão/inclusão de adolescentes em situação de pobreza em um Instituto Federal por meio do estudo de casos múltiplos. Os dados foram analisados mediante a leitura dirigida pela escuta e pela transferência, na perspectiva da teoria freudo-lacaniana. Os resultados apontaram que a inclusão social/educacional, quando atravessada pelo discurso do capitalista, é dificultada devido ao caráter segregador desse discurso, ao passo que a sustentação do discurso do analista no ambiente educacional favorece a inclusão social e educacional.
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