Inibição pedagógica: uma relação ao saber afetada pela angústia. Un estudo de caso em natação
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v29i1p134-150Palavras-chave:
relação com o saber, natação, psicanálise, inibição, angústiaResumo
Com base num estudo de caso, esta pesquisa questiona as razões para a não utilização de certas competências profissionais por um professor (PE) no contexto do ensino da natação. Inscrita numa perspectiva de investigação clínica orientada pela psicanálise, explora as manifestações do inconsciente no trabalho que afeta esta relação com o saber. Os dados foram recolhidos através de entrevistas de investigação clínica. A análise interpretativa do discurso do sujeito traz à luz várias causas inconscientes para a não utilização de competências profissionais, ligadas aos conceitos de inibição e angustia. A identificação de uma relação com o saber afetado pela ansiedade abre uma reflexão mais ampla sobre a consideração e gestão dos efeitos em situações profissionais.
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