Da separação impossível ao tratamento do outro possível... A criança indaga o tratamento

Auteurs

  • Cristina Keiko Inafuku Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida

DOI :

https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i17p52-69

Mots-clés :

Caso clínico, Constituição do sujeito, Constituição do Outro, Tratamento institucional

Résumé

O presente artigo propõe-se a discutir o dispositivo de tratamento institucional, por meio do estudo de um caso atendido na Pré-Escola Terapêutica Lugar de Vida. Para tal, o questionamento sobre a constituição do sujeito na criança, a posição subjetiva da criança no discurso dos pais e a constituição do Outro para a criança foram articuladores centrais para a leitura do caso. Pretende-se também através da escrita do caso transcrever o que é da ordem do Real na clínica das psicoses para uma inscrição possível no que é da ordem do Outro e para o outro. É a partir da clínica e na clínica, indagando o sujeito em questão que o sujeito-agente-interventor do tratamento colocará também em evidência sua própria posição e seu assujeitamento diante do não-Saber.

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Publiée

2004-12-01

Numéro

Rubrique

Dossiê

Comment citer

Inafuku, C. K. (2004). Da separação impossível ao tratamento do outro possível... A criança indaga o tratamento. Styles De La Clinique. Revue Sur Les Vicissitudes De l’enfance, 9(17), 52-69. https://doi.org/10.11606/issn.1981-1624.v9i17p52-69