Crises através dos tempos
um discurso crítico de Ernesto Sábato
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2020.169413Palavras-chave:
Crítica de arte, Arte, Interrelações Sociais, Crise Ocidental, Fundação Bienal de São PauloResumo
O objeto desta análise é compreender o papel da crítica de arte, na visão de Ernesto Sábato, ao elencar sua contribuição ao Simpósio da I Bienal Latino-Americana de 1978. Evidenciamos sua concepção de mundo, ao comparar a vida baseada na idolatria da técnica e na exploração pelo homem. Consideramos as variabilidades ético-morais e a atualidade de seu pensamento, voltada ao questionamento psicossomático do homem, sua eterna busca e transcendência, diante de crises sociopolíticas e morais. Avaliamos seu discurso crítico, os processos míticos evidenciados nas reflexões dialéticas sobre a arte e a identidade dos diversos movimentos filosóficos narrados.
Downloads
Referências
KOSIK, Karel. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1976, 128 p. Disponível em: https://bit.ly/3hXpgUE. Acesso em: 17 jun. 2020.
LIVRO: simpósio v. 1. Fundação Bienal de São Paulo, São Paulo, 1978. Disponível em: https://bit.ly/2B3ySwv. Acesso em: 10 jun. 2020.
MASCARO, Alysson. Crise e pandemia. São Paulo: Boitempo, 2020.
SÁBATO, Ernesto. Hombres y engrenajens. Madrid: Alianza Editorial, 1951. Disponível em: https://bit.ly/3fUTrtN. Acesso em: 29 maio 2020.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.