Ressoar digital: estudo de caso sobre os canais digitais do NEOJIBA

Autores

  • Hugo Leonardo Nascimento Gonçalves Centro Universitário Jorge Amado
  • Heitor Ferrari Marback Centro Universitário Jorge Amado

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.193382

Palavras-chave:

Integração social, Música erudita, Orquestras, Pandemia, Redes sociais

Resumo

O presente artigo investiga, mediante estudo de caso, o impacto do consumo de conteúdos divulgados pelos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (NEOJIBA) em suas redes sociais, na pandemia. Logo, constatou-se a hipótese de que, no cenário em questão, a utilização frequente das plataformas digitais vem assegurando ao público uma forma inédita de fruição dessas publicações. Visando a elucidar tal teoria, foram analisados o engajamento e o alcance das postagens publicadas em maio de 2021 nos canais do NEOJIBA no Instagram e no YouTube. Além disso, este trabalho evidencia um panorama sucinto das orquestras, bem como estabelecer um paralelo entre elas e sua presença hoje recorrente nos meios digitais. A conclusão é que os entusiastas de música erudita vêm consumindo em potencial os conteúdos hospedados nas redes do programa.

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Biografia do Autor

  • Hugo Leonardo Nascimento Gonçalves, Centro Universitário Jorge Amado

    MBA (Especialista) em Marketing Digital e Mídias Sociais pelo Centro Universitário Jorge Amado (Unijorge) (2020). Jornalista graduado em Comunicação Social com Habilitação em Jornalismo pela Unijorge (2012). Idealizador, autor e editor dos seguintes blogs: O Jornalismo segundo Hugo Gonçalves, desde outubro de 2009, e Melhores Momentos Musicais, entre julho de 2020 e março de 2021.

  • Heitor Ferrari Marback, Centro Universitário Jorge Amado

    Doutor em Difusão do Conhecimento (UFBA, 2018). Mestre em Administração Estratégica pela UNIFACS (2004). Especialista em Marketing pela UNIFACS (1996) e graduado em Administração de Empresas pela UNIFACS (1994). Gestor de Projetos no SEBRAE Bahia desde março de 2018. Professor da pós-graduação em Mídias Sociais da UNIJORGE. Professor Substituto no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) (2015-2016). Atua como consultor de marketing desde 1994 e professor universitário de cursos de graduação e pós-graduação desde 2001, nas áreas de Marketing, Comunicação, Turismo e Gestão de Projetos. Experiência em coordenação de cursos de pós-graduação e graduação. Experiência docente internacional (Angola, 2010).

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Publicado

2022-05-31

Como Citar

Gonçalves, H. L. N., & Marback, H. F. (2022). Ressoar digital: estudo de caso sobre os canais digitais do NEOJIBA. Revista Extraprensa, 15(Especial), 833-848. https://doi.org/10.11606/extraprensa2022.193382