“Tu não está sozinho ali”: categorização das dinâmicas de consumo de lives

Autores

  • Vanessa Amália Dalpizol Valiati Universidade Feevale
  • Cândida Marlei Portolan Universidade Feevale

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.203972

Palavras-chave:

Livestreaming, Consumo midiático, Consumo cultural, Indústria criativa, Teoria da prática

Resumo

O estudo aborda as práticas relacionadas ao consumo de lives em plataformas digitais, suas implicações individuais e coletivas, sob a ótica da teoria da prática. Busca identificar, analisar e classificar as dinâmicas de consumo relatadas em pesquisa qualitativa, considerando seus aspectos materiais, as competências de uso e a produção de significados. Observa-se o consumo de significados com propósito, a transferência do consumo nos aparelhos culturais para o meio digital, a reconfiguração das capacidades de consumo e a apropriação da live como espaço personalizado de interação. Como resultado, é possível vislumbrar um mapa de práticas atravessadas e recalculadas a todo o momento pelos processos espontâneos, tendo a experiência da liveness como elemento integrador dos eixos.

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Biografia do Autor

  • Vanessa Amália Dalpizol Valiati, Universidade Feevale

    Doutora em Comunicação e Informação. Professora e pesquisadora na Universidade Feevale (Mestrado em Indústria Criativa). Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Consumo Digitais (C3Dig).

  • Cândida Marlei Portolan , Universidade Feevale

    Especialista em Produção e Gestão de Conteúdos Digitais (Universidade Feevale). Integrante do C3Dig – Grupo de Pesquisa em Comunicação, Cultura e Consumo Digital.

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Publicado

2023-11-03

Como Citar

Valiati, V. A. D., & Portolan , C. M. (2023). “Tu não está sozinho ali”: categorização das dinâmicas de consumo de lives. Revista Extraprensa, 16(2), 19-37. https://doi.org/10.11606/extraprensa2023.203972

Dados de financiamento