The “fifth power” is in fact powerful? Relations between a media observatory and its audience
DOI:
https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.129074Keywords:
Gender and communicatio, Fifth Power, Audience study.Abstract
The experiences of media resistance and criticism have been called "fifth power" and are the main focus of this research. The blog Escreva Lola escreva is the research object of this article because it aimes to media literacy its readers in regards to media coverage of gender issues. It is the aim of this article to understand, through a survey of its audience, to what extent the blog influences the formation of feminist political consciousness of its audience. Thus, 612 responses from the questionnaire directed to blog readers are analysed in intersection with the discursive analysis of 102 posts. The analysis suggests that the public sees the author as a "reference" a "teacher" and a "friend", and achieve a high degree of correspondence of opinions.
Downloads
References
ALBUQUERQUE, A. As três faces do quarto poder. In: ENCONTRO DA COMPÓS, 18, 2009, Belo Horizonte. Resumos... Belo Horizonte: Pontifícia Universidade Católica, 2009. Disponível em: http://www.academia.edu/25956715/As_Tr%C3%AAs_Faces_Do_Quarto_PODER1. Acesso em: 20 jul. 2014.
ARONOVICH, Lola. Realengo e a prisão dos Sanctos. E não se fala em misoginia. In: Escreva Lola Escreva.Disponível em: http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/2012/04/realengo-e-prisao-dos-sanctos-e-nao-se.html. Acesso em: 20 jul. 2014.
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das mídias. São Paulo: Contexto, 2007.
CHRISTOFOLETTI, Rogerio. Ver, olhar, observar. In: CHRISTOFOLETTI, Rogerio; MOTTA, Luis Gonzaga (Org.). Observatórios de mídia: olhares da cidadania. São Paulo: Paulus, 2008.
DAMAS, Susan Herrera; CHRISTOFOLETTI, Rogerio. Fiscalizar e alfabetizar: dois papéis dos observatórios de meios latino-americanos. Em Questão: Porto Alegre, Editora da UFRGS, v. 12, n. 1, p. 149-169. jan./jun. 2006.
ESCREVA LOLA ESCREVA. Blog. Disponível em: http://escrevalolaescreva.blogspot.com.br/.
Acesso em: jan./ago. 2014.
EXPERTISE. Pesquisa feminista. , 2014. Disponível em: http://site.expertise.net.br/pesquisa-feminismo/#!prettyPhoto. Acesso em: 20 jul. 2014.
JACKS, Nilda; ESCOSTEGUY, Ana Carolina. Comunicação e recepção. São Paulo: Hacker Editores, 2005.
JENSEN, Klaus Bruhn. El análisis de la recepción: la comunicación de masas como producción social de significado. JENSEN, Klaus Bruhn; JANKOWSKI, Nicholas W. (Orgs.). Metodologias cualitativas de investigación em comunicación de masas. Barcelona, Ediciones Bosh, 1993.
REBOUÇAS, Edgar; CUNHA, Patricia. Observatórios de mídia como instrumentos para (da) democracia. RECIIS: Revista Eletrônica de Comunicação, Informação & Inovação em Saúde v. 4, p. 1, 2010. Disponível em: https://www.reciis.icict.fiocruz.br/index.php/reciis/article/view/650. Acesso em: 20 jul. 2014.
RIZZOTTO, Carla. Quinto poder? Características, objetivos e estratégias discursivas dos observatórios feministas de mídias. 2013. 288 f. Tese (Doutorado em Comunicação e Linguagem) - Universidade do Tuiti do Paraná, Curitiba, 2013. Disponível em: http://tede.utp.br:8080/jspui/handle/tede/104?mode=full. Acesso em: 20 novembro de 2017.
RIZZOTTO, C. C. Constituição histórica do poder da mídia no Brasil: o surgimento do quarto poder. Rev. Estudos em Comunicação, vol. 13, n. 31, p.111-120, maio/ago 2012.
VAN DIJK, Teun A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2010.
Downloads
Published
Issue
Section
License
Ao submeter qualquer material científico para Extraprensa, o autor, doravante criador, aceita licenciar seu trabalho dentro das atribuições do Creative Commons, na qual seu trabalho pode ser acessado e citado por outro autor em um eventual trabalho, porém obriga a manutenção de todos os autores que compõem a obra integral, inclusive aqueles que serviram de base para o primeiro.
Toda obra aqui publicada encontra-se titulada sob as seguintes categorias da Licença Creative Commons (by/nc/nd):
- Atribuição (de todos os autores que compõem a obra);
- Uso não comercial em quaisquer hipóteses;
- Proibição de obras derivadas (o trabalho não poderá ser reescrito por terceiros. Apenas textos originais são considerados);
- Distribuição, exibição e cópia ilimitada por qualquer meio, desde que nenhum custo financeiro seja repassado.
Em nenhuma ocasião a licença de Extraprensa poderá ser revertida para outro padrão, exceto uma nova atualização do sistema Creative Commons (a partir da versão 3.0). Em caso de não concordar com esta política de Direito Autoral, o autor não poderá publicar neste espaço o seu trabalho, sob pena de o mesmo ser removido do conteúdo de Extraprensa.