The "Journeys of June” and the resignification of the campaign" Come to the street ".

Authors

  • Ana Luisa de Castro Almeira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG
  • Raquel de Oliveira Barreto Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD), UFMG
  • Cristiano Diniz Cunha Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.137992

Keywords:

Social movements, Social midias, Ressignification, Communication

Abstract

In this article, we discuss the phenomenon of appropriation and resignification of the Fiat Automóveis advertisement campaign named "Come to the street" during the "Journeys of June" in Brazil in 2013. We intend to understand how "Journeys of June” acquired the reach and repercussion it had and how the popular movement made use of the social networks and institutional discourse of an organization in order to express its causes and dissatisfactions.

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Author Biographies

  • Ana Luisa de Castro Almeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG
    Doutora ( 2005) em Administração (Universidade Federal de Minas Gerais ) e Mestre( 2000) em Comunicação,( Universidade Federal do Rio de Janeiro). Professora de graduação e pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Com experiência de mais de 20 em docência na Comunicação Social e em atuação profissional como consultora de comunicação organizacional para empresas de diversos portes e setores. Concentra suas pesquisas nos estudos de Comunicação no contexto das organizações, em representações e interações sociais, especialmente identidade, marca, imagem e reputação. É também professora convidada da Fundação Dom Cabral e Diretora Acadêmica do Reputation Institute Brasil.
  • Raquel de Oliveira Barreto, Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD), UFMG
    Doutoranda em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) da UFMG. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Cristiano Diniz Cunha, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG
    Jornalista e mestre em Comunicação Social pela PUC/MG, com foco em redes sociais e interações organizações/públicos. Tem experiência em abertura de empreendimentos de grande porte, análise e estratégia em cenários críticos, imprensa, redes sociais, gerenciamento de crises e comunicação para comunidades. Responsável pela comunicação digital e imprensa na Fundação Renova. Atuou em empresas como Vale, Caemi/MBR, Central Brasileira de Notícia (CBN), IETEC e Lindolfo Paoliello Comunicação. Idealizador e coordenador do Panorama da Mineração em Minas Gerais, iniciativa do IBRAM/FGV.

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Published

2017-12-29

How to Cite

Almeira, A. L. de C., Barreto, R. de O., & Cunha, C. D. (2017). The "Journeys of June” and the resignification of the campaign" Come to the street ". Revista Extraprensa, 11(1), 203-221. https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.137992