Las “Jornadas de Junio” y la resignificación de la campaña "Viene a la calle

Autores/as

  • Ana Luisa de Castro Almeira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG
  • Raquel de Oliveira Barreto Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD), UFMG
  • Cristiano Diniz Cunha Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG

DOI:

https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.137992

Palabras clave:

Movimientos sociales, Redes sociales, Resignificación, Comunicación, Tecnología.

Resumen

En este artículo tiene la intención de discutir cómo se dio el fenómeno de apropiación y resignificación de la campaña publicitaria "Viene a la calle" de Fiat Automóveis durante las "Jornadas de Junio" en Brasil en 2013. Si busca entender por lo tanto, como las "Jornadas de Junio", adquirieron el alcance y repercusión que tuvieron y cómo el movimiento popular hizo uso de las redes sociales y del discurso institucional de una organización a fin de expresar sus causas e insatisfacciones.

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Biografía del autor/a

  • Ana Luisa de Castro Almeira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG
    Doutora ( 2005) em Administração (Universidade Federal de Minas Gerais ) e Mestre( 2000) em Comunicação,( Universidade Federal do Rio de Janeiro). Professora de graduação e pós-graduação em Comunicação da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais. Com experiência de mais de 20 em docência na Comunicação Social e em atuação profissional como consultora de comunicação organizacional para empresas de diversos portes e setores. Concentra suas pesquisas nos estudos de Comunicação no contexto das organizações, em representações e interações sociais, especialmente identidade, marca, imagem e reputação. É também professora convidada da Fundação Dom Cabral e Diretora Acadêmica do Reputation Institute Brasil.
  • Raquel de Oliveira Barreto, Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD), UFMG
    Doutoranda em Administração pelo Centro de Pós-Graduação e Pesquisa em Administração (CEPEAD) da UFMG. Mestre em Administração pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
  • Cristiano Diniz Cunha, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, PUC-MG
    Jornalista e mestre em Comunicação Social pela PUC/MG, com foco em redes sociais e interações organizações/públicos. Tem experiência em abertura de empreendimentos de grande porte, análise e estratégia em cenários críticos, imprensa, redes sociais, gerenciamento de crises e comunicação para comunidades. Responsável pela comunicação digital e imprensa na Fundação Renova. Atuou em empresas como Vale, Caemi/MBR, Central Brasileira de Notícia (CBN), IETEC e Lindolfo Paoliello Comunicação. Idealizador e coordenador do Panorama da Mineração em Minas Gerais, iniciativa do IBRAM/FGV.

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Publicado

2017-12-29

Cómo citar

Almeira, A. L. de C., Barreto, R. de O., & Cunha, C. D. (2017). Las “Jornadas de Junio” y la resignificación de la campaña "Viene a la calle. Revista Extraprensa, 11(1), 203-221. https://doi.org/10.11606/extraprensa2017.137992