Cultura educativa na França e no Brasil: uma análise de discursos comparativa de exames nacionais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v23i2p263-282Palavras-chave:
Análise de discursos comparativa, Culturas educativas, Gêneros do discurso, Destinatário presumidoResumo
Neste artigo, faz-se uma análise de discursos comparativa com o objetivo de explicitar quais culturas educativas estão presentes na prova de dissertação de francês no exame do baccalauréat (BAC), na França, e na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), no Brasil. O corpus selecionado para esta pesquisa é composto das cartilhas dos Ministérios da Educação francês e brasileiro, as quais orientam sobre a prova escrita de dissertação do BAC de francês e sobre a redação do ENEM. As categorias nocionais mobilizadas na análise são as noções de cultura educativa, gênero do discurso e destinatário presumido. Os resultados apontam para uma cultura educativa embasada na aprendizagem da escrita do gênero dissertação, na França, e na cristalização da própria prova de redação do ENEM como gênero discursivo, no Brasil.
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