Correlações entre percepção e produção de palavras heterotônicas do espanhol por aprendizes brasileiros

Autores

  • Pollianna Milan Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v26i2p329-348

Palavras-chave:

Correlação entre percepção e produção de sons, Heterotônicos, Espanhol falado por brasileiros, Treinamento perceptual

Resumo

Esta pesquisa investigou se a percepção de palavras heterotônicas do espanhol, por aprendizes brasileiros, transforma a produção das mesmas. Para isso, o estudo, que conta com uma etapa de treinamento perceptual, tem 26 aprendizes brasileiros, 17 pertencem ao grupo denominado com menos exposição acadêmica (dez que receberam treinamento e sete que não receberam treinamento) e nove do grupo com mais exposição acadêmica (quatro que receberam treinamento e cinco que não receberam treinamento). Os aprendizes ouviram heterotônicos falados por locutores hispano-falantes e, depois, produziram os mesmos heterotônicos em frases com contexto e frases-veículo. Os Testes de Correlação de Spearman demonstraram que há uma tendência maior de correlação entre percepção e produção no grupo com menos exposição acadêmica e que participou do treinamento perceptual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

Altmann H. The perception and production of second language stress: a cross-linguistic experimental study [tese]. Newark: Universidade de Delaware; 2006.

Altmann H, Kabak B. Second language phonology. In: Kula N, Botma B, Nasukawa K, editores. The continuum companion to phonology. Nova Iorque: Continuum International Publishing Group; 2011. p. 298-319.

Best T. A direct realist view of cross-language speech perception. In: Strange W, editor. Speech perception and linguistic experience: theoretical and methodological issues in crosslanguage speech research. Timonium, MD: York Press Inc; 1995. p. 171-206.

Best T, Tyler M. Nonnative and second-language speech perception: commonalities and complementarities. In: Bohn S, Munro M, editores. Second language speech learning: the role of language experience in speech perception and production. Amsterdã: John Benjamins; 2007. p. 13-34.

Caspi T, Lowie W. The dynamics of L2 vocabulary development: a case study of receptive and productive knowledge. Revista Brasileira de Linguística Aplicada. 2013;13(2):437-462.

Colantoni L, Steele J, Escudero P. Second language speech: theory and practice. Cambridge: Cambridge University Press; 2015.

Dupoux E, et al. A destressing ‘deafness’ in French? Journal of memory and language. 1997;36(3):406-421.

Dupoux E, et al. Persistent stress ‘deafness’: the case of French learners of Spanish. Cognition. 2008;106(2):682-706.

Dupoux E, Peperkamp S. Fossil markers of language development: phonological ‘deafnesses’ in adult speech processing. In: Laks B, Duran J, editores. Phonetics, phonology and cognition. Oxford: Oxford University Press; 2002. p. 168-190.

Escudero P. Linguistic perception and second language acquisition: explaining the attainment of optimal phonological categorization [tese]. Utrecht: Universidade de Utrecht; 2005.

Flege J. Second-language speech learning: Theory, findings and problems. In: Strange W, editor. Speech perception and linguistic experience: theoretical and methodological issues in cross-language speech research. Timonium, MD: York Press; 1995. p. 233-277.

Flege J, Bohn O. The revised speech learning model (SLM-r). In: Wayland R, organizador. Second language speech learning: theoretical and empirical progress. Cambridge: Cambridge University Press; 2021. p. 3-83.

Kijak A. How stressful is L2 stress? A cross-linguistic study of L2 perception and production of metrical systems. Utrecht: Universidade de Utrecht; 2009.

Larsen-Freeman D. Task repetition or task interation. In: Bygate M, editor. Learning language through task repetition. Amsterdã: John Benjamins Publishing Company; 2018. p. 311-330.

Llisterri J. Relationships between speech production and speech perception in a second language. Proceedings of the 13th International Congress of Phonetic Sciences; 1995 August 13-19; Stockholm, Sweden; 1995. p. 92-99.

Lucente L. Aspectos dinâmicos da fala e da entoação no português brasileiro [tese]. Campinas: Instituto de Estudos da Linguagem, Universidade Estadual de Campinas; 2012.

Milan P. Efeitos do treinamento perceptual na percepção e produção dos heterotônicos por aprendizes brasileiros de espanhol [tese]. Curitiba: Universidade Federal do Paraná; 2019.

Perpekamp S, Dupoux E. A typological study of stress ‘deafness’. In: Gussenhoven C, Warner N, editores. Laboratory Phonology 7. Berlin: Mouton de Gruyter; 2002. p. 203-240.

Rauber A, et al. TP: testes de percepção e treinamento perceptual com feedback imediato [programa de computador]. Versão 3.1. 2013.

Rochet B. Speech perception and the phenomenon of foreign accent. Journal of the Canadian Acoustical Association. 1996;24(3):36.

Downloads

Publicado

2024-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Milan, P. (2024). Correlações entre percepção e produção de palavras heterotônicas do espanhol por aprendizes brasileiros. Filologia E Linguística Portuguesa, 26(2), 329-348. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v26i2p329-348