Emergência e desenvolvimento das relações de causalidade em narrativas de crianças

Autores

  • Otília da Costa e Sousa Universidade de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v12i1p91-104

Palavras-chave:

Narrativas, Escolarização, Texto.

Resumo

Neste trabalho defendo que as narrativas podem ser instrumentos para avaliar a
competência linguística e comunicativa de crianças na escola por serem bons indicadores da
complexidade sintáctico-semântica, darem informação preciosa sobre competências discursivas,
particularmente construção da referência (nominal e temporal), continuidade tópica, frases
complexas. Por ser o primeiro tipo de texto que as crianças adquirem, deve ser encarado
como um meio importante para desenvolver a consciência meta-textual.

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Publicado

2010-06-02

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Sousa, O. da C. e. (2010). Emergência e desenvolvimento das relações de causalidade em narrativas de crianças. Filologia E Linguística Portuguesa, 12(1), 91-104. https://doi.org/10.11606/issn.2176-9419.v12i1p91-104