Rotas convergentes: a metrópole e o corpo em trânsito
DOI :
https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.167463Mots-clés :
Cidade, Corpo, EspaçoRésumé
Teorizar a cidade é perceber que a modernidade e as experiências urbanas são signos que se imbricam concomitantemente diante dos paradoxos comunicacionais. Diante das produções e relações empíricas da cidade e seus habitantes, este artigo busca aproximar os conceitos de cidade e corpo, utilizando para tanto as representações artísticas como forma de representatividade, luta, resistência, linguagem e discurso. Para dar conta do objetivo exposto, buscou-se referencial teórico na geografia (SANTOS, 1978), na literatura (MERLEAU-PONTY, 1975, 2004, 2006) e na arte (CANEVACCI, 1993, 2005, 2013), autores que abarcam os temas cidades, corpo e cultura. Para ilustrar tais conceitos utilizou-se a análise de uma obra grafitada, a qual é uma forma de expressão e representação dos fenômenos vividos e experienciados na cidade. Para ilustrar tais conceitos utilizou-se a análise do grafite “Resistir & Existir”, dos artistas Patrick Rigon e Renan Santos (2017), o qual é uma forma de expressão e representação dos fenômenos vividos e experienciados na cidade. Diante do exposto, a cidade abriga à arte, e pelo seu poder subjetivo constrói a vitrine para o corpo plural, e este responde com o discurso de resistência dentro e fora de si.
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