O espaço fluído no imaginário das artes contemporâneas: a sensibilidade emergente
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2018.142143Palavras-chave:
Arte, fluidez, sensibilidade, lugar, paisagemResumo
As artes são, a priori, fontes privilegiadas de acesso à cultura e ao imaginário social. A partir delas, o espaço e o tempo descortinam-se como referências nas quais emergem saberes, a percepção, as astúcias, angústias, questionamentos e alternativas poético-simbólicas do momento. As artes pinçam o zeitgeist – o espírito de época - a mentalidade do período e seu universo de sentido. O que há nele de secreto e invisível ganha evidência. Desse modo, a arte põe a ver, a sentir, pensar e a imaginar. Neste artigo pretendo abordar fenomenologicamente obras de artes visuais que trazem o imaginário da fluidez e os sentidos perceptivos como um sintoma do espaço-tempo em que vivemos e suas implicações. A partir do recorte das obras de Tom Storm, Cao Guimaraes, Ernesto Neto, Laura Vinci, Vinícius de Souza Almeida, Neli Azevedo, Adriana Giora, Li Hongbo e a exposição “Olfatória: O cheiro na Arte” na X Bienal do Mercosul busco identificar como as formas do sensível são postas em ação e como as imagens da fluidez desdobram-se em lugar e paisagem.Downloads
Referências
ARANTES, Pedro Fiori. Arquitetura na era digital-Financeira: desenho, canteiro e renda da forma. São Paulo: Ed 34, 2012.
ARCHER, Michel. Arte contemporânea: uma história concisa. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BACHELARD, Gaston. O direito de sonhar. São Paulo: Difel, 1985.
BACHELARD, Gaston.A chama de uma vela. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1989.
BACHELARD, Gaston. A psicanálise do fogo.São Paulo: Martins Fontes, 2008a.
BACHELARD, Gaston. A água e os sonhos: ensaio sobrea imaginação da matéria. São Paulo: Martins Fontes, 1997.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios da vontade.São Paulo: Martins Fontes, 2008b.
BACHELARD, Gaston. A terra e os devaneios do repouso.São Paulo: Martins Fontes, 2003.
BACHELARD, Gaston. O ar e os sonhos.São Paulo: Martins Fontes, 2001.
BACHELARD, Gaston. A poética do espaço.São Paulo: Martins Fontes, 1993.
BACHELARD, Gaston. A poética do devaneio.São Paulo: Martins Fontes, 1988.
BACHELARD, Gaston. A dialética da duração. São Paulo: Ática, 1994.BAUMAN, Zygmunt. O mal estar na pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
BACHELARD, Gaston.Tempos líquidos. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2007.
BBC Brasil. Fotógrafo retrata paisagens turísticas pelo reflexo em bolhas. [s.l.]: 08 de setembro de 2011. Disponível em: <http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticias/2011/09/110908_galeria_bolhas_rw.shtml>. Acesso em: 30 abr. 2013.
CALVINO, Ítalo. As cidades invisíveis. São Paulo:Cia das Letras, 1990.
CALVINO, Ítalo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Cia das Letras, 1990.CLAVAL, Paul. A paisagem dos geógrafos. In: CORRÊA,Roberto Lobato & ROSENDHAL (org.). Geografia cultural: uma antologia. Rio de Janeiro: UERJ, 2012,p.245-276.
CONNOR, Steven. Cultura pós-moderna: introdução às teorias do contemporâneo. São Paulo: Edições Loyola, 1993.
COLLOT, Michel. Poética e filosofia da paisagem. Rio de Janeiro: Oficina Raquel, Valéria Cristina Pereira da Silva Geografia, Literatura e Arte, v.1, n.1, p.94-123, jan./jun.2018 http://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2018.1421431222013
CYPRIANO, Fabio. A biblioteca de Lygia Pape.Folha de São Paulo. São Paulo, 21 abr. 2001. Ilustrada, p. 13.
ESTADAO. Entrevista com Manoel Borja-Villel sobre a obra de Lygia Pape Disponível em: <http://cultura.estadao.com.br/noticias/geral,lygia-pape-la-fora-imp-,732437>. Acesso em: 6 nov. 2017.
FOLHA DE SÃO PAULO ILUSTRADA. A biblioteca de Lígia Pape. Disponível em: <http://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq2104200113.htm>. Acesso em: 6 nov. 2017.
GUIMARÃES, Cao. O sopro. Disponível em: <http://www.caoguimaraes.com/obra/sopro/>. Acesso em: 8 nov. 2017.
LEMES, Daniel. Tom Storm fotografando o mundo em uma bolha. Disponível em: <https://www.tutoriart.com.br/tom-storm-fotografando-o-mundo-em-uma-bolha/>. Acesso em: 8 nov. 2017.
MAFESOLI, Michel. A contemplação do mundo. Porto Alegre: Artes e Ofícios, 1995.
NARDINE, Bruno. Mitologia: primeiro encontro. São Paulo: Círculo do livro, 1982.
NAVES, Rodrigo. Mona Lisa no meio do redemoinho. In: Revista Novos Estudos. São Paulo: Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap), n. 67. nov. 2003. p. 143-154. Acesso em: 15 mar. 2013. Disponível em <http://novosestudos.uol.com.br/indice/indice.asp?idEdicao=101>.
O INQUILINO. Direção de Cao Guimarães e Rivane Neuenschwander. Brasil, 2010. 10 min, digital, son., color.
PALHARES, Taisa. Texto de apresentação da exposição “Warm White” de Laura Vince. São Paulo: Pinacoteca do Estado de São Paulo, 2008.
PEIXOTO, Nelson Brissac. Paisagens urbanas. São Paulo: Senac, 2003.
PROUST, Marcel. Em busca do tempo perdido: A prisioneira. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2016. vol. 3.
TELLES, Lygia Fagundes. A estrutura da bolha de sabão. Rio de Janeiro: Rocco, 1999.
SEVCENKO, Nicolau. História da vida privada no Brasil, São Paulo: Cia das letras, 1998. p. 513-619.
SILVA, Armando Correia da. A pós-vanguarda e a epistemologia do lugar. São Paulo: 1996, mimeo.
SOPRO. Direção de Cao Guimarães e Rivane Neuenschwander. Brasil, 2000. 5 min, digital, son., p/b.
VIDICA, Ana Rita. Trânsitos entre fotografia e cinema: a partir das relações entre produção e recepção das obras artísticas. In: CICLO DE WORKSHOPS E PALESTRAS FOTOGRAFIA & CINEMA. Goiânia, Vila Cultural, 29 set –14 out. 2017.
X BIENAL DO MERCOSUL. Mensagem de uma nova América. Porto Alegre, 2015