Entre a Baixa - Chiado (Lisboa) e a Rua do Ouvidor (Rio de Janeiro): patrimónios também literários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.169233

Palavras-chave:

Turismo literário, Itinerários, Identidade cultural, Lisboa, Rio de Janeiro

Resumo

Pretendemos com este artigo abordar a importância que os escritores e as respetivas obras detêm para a (re)descoberta e (re)leitura das cidades, por meio da deambulação pelas ruas, facilitando a criação de itinerários literários. A comparação de um trecho da cidade de Lisboa - Baixa, Chiado, Bairro Alto – e um do Rio de Janeiro - Rua do Ouvidor - espelhados, respetivamente, em um conto de Branquinho da Fonseca (1905-1974) e em uma obra de Joaquim Leitão (1875-1956), autores coetâneos, servirá de base para esse nosso passeio. Com efeito, o conto “A Tragédia de D. Rámon” (1938), inserido na coletânea Caminhos Magnéticos e o livro Do Civismo e da Arte no Brasil (1900), permitem-nos, ao deambular pelas ruas das ditas cidades, compreender o potencial das mesmas enquanto espaço de sociabilidade, de vivências e de afetos. Potencial esse subordinado às dinâmicas culturais e sociais que lhe estão inerentes, numa determinada época, filtradas pelo olhar do escritor que é também um flâneur (Walter Benjamin, 1994), um observador, um leitor minucioso da cidade através do registo polifónico da vivência da(s) rua(s). Nessa intersecção entre literatura e turismo pretendemos fomentar o gosto de viajar acompanhado pelos escritores e dar a conhecer outros encantos dessas duas ‘cidades maravilhosas’. Em termos metodológicos faremos o levantamento dos patrimónios e dos locais que compõem a obra e que irão permitir, mediante a metodologia de análise de conteúdo (Bardin) , uma leitura do espaço urbano. Proporemos um itinerário que sirva de motivação para uma visita em que se pretende conhecer os escritores, resgatar a memória e contribuir para um turismo diferenciado apostado na personalização. Ao adaptar para o cinema o conto de Branquinho da Fonseca, a “A Tragédia de D. Rámon”, sob o título de Caminhos Magnéticos – estreou no Brasil em 2018 e em Portugal, em 2019 – o realizador Edgar Pêra convida dois artistas brasileiros: Ney Matogrosso,  para interpretar um ‘espírito’ chamado André, e Helena Ignez.

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Biografia do Autor

  • Maria Mota Almeida, Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril

    Equiparada a Professora Adjunta da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE). Tem trabalhos publicados na área da museologia, património e turismo cultural. É Licenciada em História Mestre e Doutorada em História e Museologia É Investigadora Integrada do (IHC) Universidade Nova de Lisboa. Coordena Local Museums and Tourism: innovations and contemporary challenges. Coordenadora Científica do MUVITUR – Museu Virtual de Turismo – ESHTE. Co-coordenadora do projecto – Ciclo da presença no Alto Alentejo. Colaboradora no projecto ‘Atlas das Paisagens Literárias de Portugal Continental’, Colaboradora do Lit& Tour – Cluster de Investigação em Literatura e Turismo – FLULisboa.

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Publicado

2021-04-30

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Artigos

Como Citar

Entre a Baixa - Chiado (Lisboa) e a Rua do Ouvidor (Rio de Janeiro): patrimónios também literários. (2021). Revista Geografia Literatura E Arte, 3(1), 29-50. https://doi.org/10.11606/issn.2594-9632.geoliterart.2021.169233