O comércio teleguiado e as transformações no espaço

Autores

  • Eliane Guerreiro Rossetti Padovani Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2001.123529

Palavras-chave:

Comércio, capital, telemarketing, cidade, urbano

Resumo

O comercio assume nos últimos tempos novos ritmos, adequando-se às mudanças urbanas. Neste processo, o telemarketing é um setor que cresce rapidamente; com ele a circulação das mercadorias ganha um ritmo nunca visto antes, ao mesmo tempo exigindo um determinado espaço, em um determinado momento. Com o telemarketing os capitalistas procuram cada vez mais acelerar o processo de circulação das mercadorias, para acelerar a reprodução do capital criando fluxos dirigidos por estruturas específicas para acentuar essa fluidez.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Eliane Guerreiro Rossetti Padovani, Universidade Estadual Paulista. Instituto de Geociências e Ciências Exatas

    Doutoranda UNESP/Rio Claro Instituto de Geociências e Ciências Exatas UNESP/Rio Claro

Referências

ASCHER, F. "Métropolisation et services aux ménages. Équipements centraux et services à domicile dans les zones métropolitaines" In: BONAMY, J. MAY, N. (ORG.). Services et m utations urbaines. Q uestionem ents et perspectives. Paris: Antropos, 1994. pp.239-250.

AUGE, M. não Lugares: Introdução à antropologia da supermodernidade. Campinas: Papirus, 1994. 110 p.

BARSMEFSKY, C. "Comércio global deve mudar por causa da Internet-Rede pode facilitar o aumento da produtividade e ajudar pequenas nações a ampliar seus mercados" O Estado de São Paulo, São Paulo, 12 de julho de 1998. P.10.

BAUDRILLARD, J. A sociedade de consum o. Lisboa: Edições 70, 1991. Simulacros e simulação. Lisboa: Relógio d'água, 1991.

BETING, J. "A loja virtual" O Estado de São Paulo. São Paulo, 23 de julho de 1998. p 13.

BELMONT, G. "Comércio eletrônico pode chegar a U$ 300 bilhões" O Estado de São Paulo, São Paulo, 14 de junho de 1998, p .10.

CARLOS, A.F.A. A cidade. São Paulo: Contexto, 1994.

CARLOS, A.F.A. "O espaço e o tem po sociais no cotidiano" In: Sim pósio de Geografia Urbana, 3. 1993, Rio de Janeiro. Anais... Rio de Janeiro: IBGE, 1993, pp.93-98.

CASTANHEIRA, A. " Telem arketing prevê mais 40 mil empregos" D iário Popular. São Paulo, 21 de dezembro de 1997 p. 15.

CALVACANTI, S. "Internet dá acesso a shopping virtual" Folha de São Paulo, São Paulo, cad. Dinheiro, 24 de março de 1998,

p.5.

CHESNAIS, F. La M ondialisation du Capital. Paris: Syros, 1993, 286 p.

CORDEIRO, H. K. "A 'Cidade Mundial' de São Paulo e a Recente Expansão do seu centro Metropolitano" Revista Brasileira de Geografia, vol.54, n°3. Rio de Janeiro, julho/setembro de 1992, pp.5-26.

FORRESTER, V. O H orror Econôm ico. São Paulo: Editora da Universidade Estadual Paulista, 1997. 154 p.

GOTTDIENER, M. A produção social do espaço urbano. Trad. G.G. Souza. São Paulo: EDUSP, 1993.

HELLER, A. Teoría de las necesidades en Marx. Trad. J.F. Yvars. Barcelona: Ediciciones Peninsula, 1978.

LEFEBVRE, H. A vida cotidiana no m undo m oderno. São Paulo: Ática, 1991. 216 p.

LEFEBVRE, H. A reprodução das relações de produção. Porto: Publicações Escorpião, 1973. La Revolution Urbaine. Paris: Gallimard, 1970, 191 p.

MARCONDES, C. F. Televisão. São Paulo: Scipione, 1994.

Sociedade Tecnológica. São Paulo: Scipione, 1994.

MARX, K. "Introdução (a crítica da econom ia política)" In: Marx. Os pensadores. São Paulo: Abril Cultural, 1974, Vol. XXXV.

MILLER, M. B. "Au Bon Marché 1867-1920. Le conso m m a te u r apprivoisé" In: MAGAIRAZ, M. (ORG.). Histoire Économique, XVIII-XX Siècle. Paris: textes essentiels Larousse, 1992, pp. 538-549.

MUNIZ, S. A Máquina de narciso. Televisão, Indivíduo e Poder no Brasil. 3 a edição. São Paulo: Ed. Cortez, 1994. Reinventando a cultura, a com unicação e seus produtos. Petrópolis : Ed. vozes, 1996.

PASTORE, J. "O emprego no comércio eletrônico destrói postos de trabalho" O Estado de São Paulo. São Paulo, 21 de julho de 1998. p. 15.

PEPPERS, D., ROGERS, M. M arketing um a um Marketing individualizado na era do cliente. Rio de Janeiro: Ed.Campus, 1994. 394 p.

PÉRON, R. La fin des vitrines. Des tem ples de la consom m atio n aux usines à vendre. Cachan: Editions de l'Ens-Cachan, 1993. 306 p.

PRADO, J. R. do. TV : Quem Vê Quem. Rio de Janeiro: Eldorado, 1973. 260 p.

PROST, A & VICENT, G. (ORG.). H istoria da Vida Privada: da 1a Guerra M undial a nossos dias. Trad. D. Bottmann. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.

RONCAYOLO, M. La ville et ses territoires. Paris: Ed. Folio essais Gallimard, 1990. 278 p. La ciudad. Barcelona: Paidós, 1988. 142 p.

SANTOS, M. O Espaço D ividido; Os dois circuitos da economia urbana dos países subdesenvolvidos. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1979. 345p. A aceleração contem porânea: tem po m undo e espaço m undo. In: DOWBOR, L., IANNI, O e RESENDE, P.E.A. (orgs.). Desafios da Globalização. Petrópolis: Vozes, 1997. pp. 191-198.

SCHENKER, J. L. "Governos querem tributar a Internet" O Estado de São Paulo, São Paulo, 1 de abril de 1998. p.l 1.

SHACHAR, A. "A cidade mundial e sua articulação ao sistema econôm ico global" In: BECKER, B. K. COSTA, R. H. da, SILVEIRA, C. B. (Org). Abordagens políticas da espacialidade. Rio de Janeiro: UFRJ, 1983, pp.75-97.

VIRILIO, P. O espaço crítico. Trad. P.R. Pires. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993.

WAGE, Jan L. La vendita p e r telefono. (Guida pratica per utilizzare il telefono nel lavoro de vendita e organizare la "televendita" ad uso delle direzioni aziendali, esperti di marketing, agenti, venditori e negozianti). Milano: Franco Angeli/Azienda Moderna, 1984, 196 p.

WEITZEN, H. S. Telem arketing - A m ágica do telefone. São Paulo: McGraw-Hill, 1989, 232 p.

Downloads

Publicado

2001-12-10

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PADOVANI, Eliane Guerreiro Rossetti. O comércio teleguiado e as transformações no espaço. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 5, n. 1, p. 117–126, 2001. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2001.123529. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/123529.. Acesso em: 4 maio. 2024.