Josué de Castro: Um Geógrafo de múltiplas contribuições revisitado em suas idéias

Autores

  • Antônio Alfredo Teles de Carvalho Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Ciências Geográficas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123794

Palavras-chave:

Josué de Castro, Pensamento Geográfico, Geografia

Resumo

A multiplicidade temática associada ao caráter vanguardista e dialógico de Josué de Castro assume maior relevo quando a sua obra é cotejada à luz da contemporaneidade. Reveladores dessa evidência são os seus estudos acerca da fome e da nutrição, consumo, meio ambiente na perspectiva do desenvolvimento sustentável ou da geografia social no país, afora outros que o projetaram mundialmente. Entrementes no Brasil pós-1964 Josué e sua obra caíram no ostracismo só sendo resgatados ciclicamente a partir dos anos oitenta do século passado. Nesse sentido pode-se afirmar que no país ainda são insignificantes as tentativas de releitura da sua obra em face ao que ela representa enquanto substrato do pensamento social brasileiro contemporâneo. Contudo, a despeito desta realidade alguns autores revisitaram as suas idéias possibilitando que fosse revelada às novas gerações as bases do seu pensamento plural. Por conseguinte, já é possível identificar-se atualmente no país, ainda que timidamente, uma rede de estudiosos e pesquisadores que tomaram o autor e/ou a sua obra como objeto de estudo. Aqui, buscar-se-á resgatar alguns deles, especialmente os de natureza geográfica onde decerto encontram-se significativos trabalhos inspirados no criador e na criação e tem engendrado novos debates e discussões acerca do conhecimento científico e da Geografia em particular

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Antônio Alfredo Teles de Carvalho, Universidade Federal de Pernambuco. Departamento de Ciências Geográficas

    Professor Substituto do Departamento de Ciências Geográficas da Universidade Federal de Pernambuco

Referências

ABREU, Maurício de Almeida. O Estudo Geográfico da Cidade no Brasil: evolução e avaliação. In. CARLOS, Ana Fani. A. (Org.) Os Caminhos da Reflexão sobre a Cidade e o Urbano. São Paulo: Edusp, 1994. p. 199-232.

AMADO, Jorge. Uma Testemunha de Vista Depõe... In: O Drama Universal da Fome. Rio de Janeiro: Ascofam, 1958. p. 347-349.

ANDRADE, Manuel Correia de. Josué de Castro: O Homem, o Cientista e o seu tempo. In: CASTRO, Anna Maria de. Fome, um Tema Proibido: últimos escritos de Josué de Castro. 3 ed. Recife: CEPE, 1996. p. 283-321.

ANDRADE, Manuel Correia de. Recife: problemática de uma metrópole de região subdesenvolvida. Recife: Universitária, 1979.

ANSELMO, Rita de Cássia M. de S., BRAY, Sílvio Carlos. Josué de Castro e a Importância de sua Obra para a Geografia Nacional. Rio Claro, 1998. 10 p.

AZEVEDO, Aroldo de. Vilas e Cidades do Brasil Colonial - ensaio de geografia urbana retrospectiva. In: Terra Livre, n.10, jan./jul. São Paulo: AGB, 1992. p. 23-78.

BARRETO, Ângela Maria M. O Recife Através dos Tempos - formação da sua paisagem. Dissertação (Curso de Mestrado em Geografia) Centro de Filosofia e Ciências Humanas - UFPE. Recife, 1990.

CAROS AMIGOS. Entrevista Explosiva: Mestre Milton. Agosto de 1998. p. 22-27.

CARVALHO, Antônio Alfredo Teles de. Josué de Castro: Algumas Passagens da Trajetória de um Geógrafo na Vanguarda do seu Tempo. Discurso proferido na solenidade de entrega da Comenda Josué de Castro, promovida pela Associação dos Geógrafos Brasileiros - AGB, seção Recife. Recife, 04 de junho de 2001. 5 p.

CASTRO, Anna Maria de. Fome, um Tema Proibido: os últimos escritos de Josué de Castro. 2 ed. Petrópolis: Vozes, 1984. (3 ed. Recife: CEPE, 1996).

CASTRO, Josué de. Fatores de Localização da Cidade do Recife - um ensaio de geografia humana. Rio de Janeiro: Imprensa Nacional, 1948. (Reeditado em 1954 como "A Cidade do Recife: ensaio de geografia urbana", pela Casa do Estudante do Brasil. Rio de Janeiro).

CAVALCANTE, Onilda Bezerra. O manguezal do Pina: a representação cultural de uma paisagem. Dissertação (Curso de Mestrado em Geografia) Centro de Filosofia e Ciências Humanas - UFPE. Recife, 2000.

COSTA, Eda Maranhão P. Expansão Urbana e Organização Espacial - uma Área Litorânea na Região Metropolitana do Recife. Dissertação (Curso de Mestrado em Geografia) Centro de Filosofia e Ciências Humanas - UFPE. Recife, 1981.

DIAS, Leila Christina. La Pensée Géographique Brésil: Hier et Aujourd'Hui. In: L'Espace Géographie, n. 3. Paris, 1989. p. 193-203.

GEIGER, Pedro P. Depoimento I: contribuição à história da geografia urbana no Brasil. In: CARLOS, Ana Fani. A. (Org.) Os Caminhos da Reflexão sobre a Cidade e o Urbano. São Paulo: Edusp, 1994. p. 284-363.

GOMES, Edvânia T. Aguiar. Recortes de Paisagens na Cidade do Recife: uma abordagem geográfica. Tese de Doutoramento (Programa de Pós-Graduação em Geografia) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. São Paulo, 1997.

MANÇANO, Bearnardo, GONÇALVES, Carlos W. P. Josué de Castro - vida e obra. São Paulo: Expressão Popular, 2000.

MARCHI, Dorival Donizeti. O Pensamento Geográfico de Josué de Castro nas

Décadas de 40 e 50: a fome e a produção de alimentos. Monografia (Especialização no Setor de Desenvolvimento Rural) Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 1998.

MELO, Mario Lacerda de. Metropolização e Subdsenvolvimento: o caso do Recife. Recife: Universitária, 1978.

MONTEIRO, Carlos Augusto de F. A Geografia no Brasil (1934-1977): avaliação e tendências. São Paulo: Instituto de Geografia da USP, 1980. (Teses e Monografias, 37).

MORAES, Antônio Carlos R. Geografia: pequena história crítica. 6 ed. São Paulo: Hucitec, 1987

SILVA, José Borzacchiello da. Os Incomodados não se Retiram. Fortaleza: Multigraf, 1992.

SAMPAIO, José Levi F. A fome e as Duas Faces no Estado do Ceará. Tese de Doutoramento (Programa de PósGraduação em Geografia) Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas - USP. São Paulo, 1999.

SOUZA, Maria Adélia A. de. SOUZA, Maria Adélia A. de. Fome, Pervesidade e Globalização - algumas preliminares.Universidade de São Paulo: Departamento de Geografia, 1993. 13 p.

TARANTO, G. Societá ed Sottosviluppo nell'opera di Josué de Castro. In. Cahiers Internationaux d'Histoire Economique et Sociale. Geneve: Librairie Droz, 1980.

TOBELEM, Alain. Josué de Castro e a Descoberta da Fome. Rio de Janeiro: Leitura, 1974.

VASCONCELOS, Pedro de A. Dois Séculos do Pensamento Geográfico sobre a Cidade. Ilhéus: Editus, 1999.

VASCONCELOS, Pedro de A. Dois Séculos do Pensamento Geográfico sobre a Cidade. In: SILVA, José Borzacchiello da et al (Orgs.). A Cidade e o Urbano - temas para debates. Fortaleza: EUFC, 1997 p. 69-84.

VASCONCELOS, Pedro de A. A Cidade da Geografia no Brasil. In. CARLOS, Ana Fani A. (Org.). Os Caminhos da Reflexão sobre a Cidade e o Urbano. São Paulo: Edusp, 1994. p. 63-78.

VERAS, Lúcia Maria de S. C. De ApéPuc a Apipucos: numa encruzilhada, a construção e permanência de um lugar urbano. Dissertação (Curso de Mestrado em Geografia) Centro de Filosofia e Ciências Humanas - UFPE. Recife, 1996.

Downloads

Publicado

2003-06-09

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

CARVALHO, Antônio Alfredo Teles de. Josué de Castro: Um Geógrafo de múltiplas contribuições revisitado em suas idéias. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 7, n. 1, p. 59–69, 2003. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2003.123794. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/123794.. Acesso em: 4 maio. 2024.