O júri simulado como proposta didático-pedagógica para a formação inicial do professor de geografia na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (PBL)

Autores

  • Léia Aparecida Veiga Universidade Estadual de Londrina
  • Ricardo Lopes Fonseca Universidade Estadual de Londrina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.125843

Palavras-chave:

College education. Teacher training. Problem-based learning (PBL). Geography.

Resumo

Este estudo tem o objetivo de discutir o uso da metodologia ativa a partir de uma problematização junto à formação inicial do professor de geografia, buscando mesclar elementos da PBL (problem-based learning) com o júri simulado. Diferentemente do modelo convencional adotado nas instituições de ensino, a aprendizagem baseada em problemas (PBL) parte do problema para motivar e iniciar a aprendizagem. Essa experiência decorreu da aplicação de elementos da PBL juntamente com a prática do júri simulado numa disciplina presencial do curso de geografia na Universidade Estadual de Londrina. No que tange aos resultados, é possível afirmar que, entre os grupos de alunos que se envolveram na atividade, esse trabalho com uma proposta ativa por parte dos alunos ampliou seu conhecimento e reforçou sua autonomia, suas decisões e sua responsabilidade com o compromisso assumido.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Léia Aparecida Veiga, Universidade Estadual de Londrina

    Possui graduação em Geografia - Licenciatura 2002 e bacharelado 2011 - pela Universidade Estadual de Londrina, Especialização em Análise Ambiental e Ciências da Terra (2004) e mestrado em Geografia (2007) pela Universidade Estadual de Londrina. Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Áreas de interesse: Produção do espaço urbano, Indústria e trabalho, Planejamento urbano e regional, Participação popular nas políticas públicas, Geografia e Ensino, Geografia e Educação Especial, Geografia e Educação Ambiental, Geografia e Diversidade, Educação não formal.

  • Ricardo Lopes Fonseca, Universidade Estadual de Londrina

    Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2015). Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2012). Possui graduação em Licenciatura em Geografia pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008), Especialista em Ensino de Geografia pela Universidade Estadual de Londrina - UEL (2010).

Referências

ALMEIDA, M. I. Ensino com pesquisa na licenciatura como base na formação docente. In: ENDIPE – TRAJETÓRIAS E PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER: LUGARES MEMÓRIAS E CULTURAS, 2008, Porto Alegre. Livros... Porto Alegre: EDIPCRS, 2008. p. 473-487.

ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processo de ensinagem na universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville, SC: Univille, 2012.

BARROWS, H. S. Problem-based learning (PBL). Southerm IIIinois University PBL Site. 2001. Disponível em: http://www.pbli.org/pbl. Acesso em: 12 dez. 2015.

BARROWS, H. S. Problem-based learning in medicine and beyond: a brief overview. New Directions for Teaching and Learning, v. 68, p. 3-12, Winter, 1996.

BARROWS, H. S.; TAMBLYN, R. An evaluation of problem-based learning in small groups using a simulated patient. Journal of Medical Education, v. 51, p. 52-54, 1976. Disponível em: http://psycnet.apa.org/record/1976-12863-001. Acesso em: 30 jan. 2016.

CARLINI, A. L. Aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de direito: projeto exploratório na área de relações de consumo. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.

CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

DEMO, P. Aprender como autor. São Paulo: Atlas, 2015.

DEMO, P. A criança é um grande pesquisador. Entrevista cedida para Vitor Casimiro, em 2010. Disponível em: http://www.educacional.com.br/ entrevistas/entrevista0035.asp. Acesso em: 16 jan. 2016.

DEMO, P. Educar Pela Pesquisa. 8 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

FREITAS, R. A. M. M. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 403-418, abr./jun. 2012.

GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.

GIJSELAERS, W. H. Connecting problem-based practices with educational theory. In: WILKERSON, L.; GIJSELAERS, W. H. Bringing problem-based learning to higher education. San Francisco: Jossey-Bass, 1996. p. 13-21.

HOFFMANN, J. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.

KALATZIS, A. C. Aprendizagem baseada em problemas em uma plataforma de ensino a distância com apoio dos estilos de aprendizagem: uma análise do aproveitamento dos estudantes de engenharia. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – ES cola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008.

MARTINS, D. B.; ESPEJO, M. M. dos S. B. Problema Basead Learning – PBL no ensino de contabilidade: guia orientativo para professores e estudantes da nova geração. São Paulo: Atlas, 2015.

MORAES, J. V. A alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da cidadania: uma proposta para o ensino de geografia. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.

MORGADO, S. F. Aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo centrado na formação contínua de professores de ciências e de geografia. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Braga, PT, 2013.

PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote/IIE, 1993.

PONTUSCHKA, N. N. Convergências e tensões na formação de professores de geografia: a formação inicial do professor – debates. Olhar de professor, Ponta Grossa, PR, v. 13, n. 1, p. 37-46, 2010.

PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. A formação docente e o ensino superior. In: Para ensinar e aprender geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. cap. 3. p. 87-105. (Coleção Docência em Formação. Série Ensino Fundamental.).

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos, SP: Ed. UFSCar, 2010.

RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008.

RIBEIRO, L. R. C. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.

RIBEIRO, L. R. C.; MIZUKAMI, M. G. N. Uma implementação da aprendizagem baseada em problemas (PBL) na pós-graduação em engenharia sob a ótica dos alunos. Semina – Ciências Sociais e Humanas, Londrina, PR, v. 25, p. 89-102, 2004.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1996.

SCHMIDT, H. G. As bases cognitivas da aprendizagem baseada em problemas. In: MAMEDE, S.; PENAFORTE, J. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. São Paulo: Hucitec/ESP-CE, 2001. p. 80-108.

WOODS, D. R. Problem-based learning: how to get the most out of PBL. 2001. Disponível em: http://www.biology.iupui.edu/Biology?HTML_Docs/biocourses/k345/PBL_Web_e. Acesso em: 12 dez. 2015.

Downloads

Publicado

2018-06-19

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

VEIGA, Léia Aparecida; FONSECA, Ricardo Lopes. O júri simulado como proposta didático-pedagógica para a formação inicial do professor de geografia na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (PBL). GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 22, n. 1, p. 153–171, 2018. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.125843. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/125843.. Acesso em: 21 nov. 2024.