O júri simulado como proposta didático-pedagógica para a formação inicial do professor de geografia na perspectiva da aprendizagem baseada em problemas (PBL)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.125843Palavras-chave:
College education. Teacher training. Problem-based learning (PBL). Geography.Resumo
Este estudo tem o objetivo de discutir o uso da metodologia ativa a partir de uma problematização junto à formação inicial do professor de geografia, buscando mesclar elementos da PBL (problem-based learning) com o júri simulado. Diferentemente do modelo convencional adotado nas instituições de ensino, a aprendizagem baseada em problemas (PBL) parte do problema para motivar e iniciar a aprendizagem. Essa experiência decorreu da aplicação de elementos da PBL juntamente com a prática do júri simulado numa disciplina presencial do curso de geografia na Universidade Estadual de Londrina. No que tange aos resultados, é possível afirmar que, entre os grupos de alunos que se envolveram na atividade, esse trabalho com uma proposta ativa por parte dos alunos ampliou seu conhecimento e reforçou sua autonomia, suas decisões e sua responsabilidade com o compromisso assumido.
Downloads
Referências
ALMEIDA, M. I. Ensino com pesquisa na licenciatura como base na formação docente. In: ENDIPE – TRAJETÓRIAS E PROCESSOS DE ENSINAR E APRENDER: LUGARES MEMÓRIAS E CULTURAS, 2008, Porto Alegre. Livros... Porto Alegre: EDIPCRS, 2008. p. 473-487.
ANASTASIOU, L. G. C.; ALVES, L. P. Processo de ensinagem na universidade: pressupostos para estratégias de trabalho em aula. 10. ed. Joinville, SC: Univille, 2012.
BARROWS, H. S. Problem-based learning (PBL). Southerm IIIinois University PBL Site. 2001. Disponível em: http://www.pbli.org/pbl. Acesso em: 12 dez. 2015.
BARROWS, H. S. Problem-based learning in medicine and beyond: a brief overview. New Directions for Teaching and Learning, v. 68, p. 3-12, Winter, 1996.
BARROWS, H. S.; TAMBLYN, R. An evaluation of problem-based learning in small groups using a simulated patient. Journal of Medical Education, v. 51, p. 52-54, 1976. Disponível em: http://psycnet.apa.org/record/1976-12863-001. Acesso em: 30 jan. 2016.
CARLINI, A. L. Aprendizagem baseada em problemas aplicada ao ensino de direito: projeto exploratório na área de relações de consumo. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2006.
CASTELLS, M. A sociedade em rede. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
DEMO, P. Aprender como autor. São Paulo: Atlas, 2015.
DEMO, P. A criança é um grande pesquisador. Entrevista cedida para Vitor Casimiro, em 2010. Disponível em: http://www.educacional.com.br/ entrevistas/entrevista0035.asp. Acesso em: 16 jan. 2016.
DEMO, P. Educar Pela Pesquisa. 8 ed. Campinas: Autores Associados, 2007.
FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
FREITAS, R. A. M. M. Ensino por problemas: uma abordagem para o desenvolvimento do aluno. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 2, p. 403-418, abr./jun. 2012.
GADOTTI, M. Convite à leitura de Paulo Freire. São Paulo: Scipione, 1999.
GIJSELAERS, W. H. Connecting problem-based practices with educational theory. In: WILKERSON, L.; GIJSELAERS, W. H. Bringing problem-based learning to higher education. San Francisco: Jossey-Bass, 1996. p. 13-21.
HOFFMANN, J. Pontos e contrapontos: do pensar ao agir em avaliação. 9. ed. Porto Alegre: Mediação, 2005.
KALATZIS, A. C. Aprendizagem baseada em problemas em uma plataforma de ensino a distância com apoio dos estilos de aprendizagem: uma análise do aproveitamento dos estudantes de engenharia. Dissertação (Mestrado em Engenharia da Produção) – ES cola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo, São Carlos, 2008.
MARTINS, D. B.; ESPEJO, M. M. dos S. B. Problema Basead Learning – PBL no ensino de contabilidade: guia orientativo para professores e estudantes da nova geração. São Paulo: Atlas, 2015.
MORAES, J. V. A alfabetização científica, a resolução de problemas e o exercício da cidadania: uma proposta para o ensino de geografia. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
MORGADO, S. F. Aprendizagem baseada na resolução de problemas: um estudo centrado na formação contínua de professores de ciências e de geografia. Dissertação (Mestrado em Ciências da Educação) – Instituto de Educação e Psicologia, Universidade do Minho, Braga, PT, 2013.
PERRENOUD, P. Práticas pedagógicas, profissão docente e formação: perspectivas sociológicas. Lisboa: Dom Quixote/IIE, 1993.
PONTUSCHKA, N. N. Convergências e tensões na formação de professores de geografia: a formação inicial do professor – debates. Olhar de professor, Ponta Grossa, PR, v. 13, n. 1, p. 37-46, 2010.
PONTUSCHKA, N. N.; PAGANELLI, T. I.; CACETE, N. H. A formação docente e o ensino superior. In: Para ensinar e aprender geografia. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009. cap. 3. p. 87-105. (Coleção Docência em Formação. Série Ensino Fundamental.).
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma experiência no ensino superior. São Carlos, SP: Ed. UFSCar, 2010.
RIBEIRO, L. R. C. Aprendizagem baseada em problemas (PBL) na educação em engenharia. Revista de Ensino de Engenharia, v. 27, n. 2, p. 23-32, 2008.
RIBEIRO, L. R. C. A aprendizagem baseada em problemas (PBL): uma implementação na educação em engenharia na voz dos atores. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2005.
RIBEIRO, L. R. C.; MIZUKAMI, M. G. N. Uma implementação da aprendizagem baseada em problemas (PBL) na pós-graduação em engenharia sob a ótica dos alunos. Semina – Ciências Sociais e Humanas, Londrina, PR, v. 25, p. 89-102, 2004.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. 2. ed. São Paulo: Hucitec, 1996.
SCHMIDT, H. G. As bases cognitivas da aprendizagem baseada em problemas. In: MAMEDE, S.; PENAFORTE, J. (Org.). Aprendizagem baseada em problemas: anatomia de uma nova abordagem educacional. São Paulo: Hucitec/ESP-CE, 2001. p. 80-108.
WOODS, D. R. Problem-based learning: how to get the most out of PBL. 2001. Disponível em: http://www.biology.iupui.edu/Biology?HTML_Docs/biocourses/k345/PBL_Web_e. Acesso em: 12 dez. 2015.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Léia Aparecida Veiga, Ricardo Lopes Fonseca
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).