O Darwinismo Social na Geografia Humana do início do século XX: o caso da obra “Influences of Geographic Environment” de Ellen Semple
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.140469Palavras-chave:
Darwinismo Social, Evolucionismo, Ellen Semple, Geografia Humana nos EUA, EpistemologiaResumo
O artigo busca explicar a relação entre o Darwinismo Social, a institucionalização da Geografia Humana nos EUA nas primeiras décadas do século XX e as posturas epistemológicas e filosóficas que fundamentam a obra “Influences of Geographic Environment” (1911), escrita por Ellen Semple (1863-1932). O livro em questão foi uma das principais tentativas mais extensas de sistematização teórica da Geografia Humana produzidas nos EUA durante o período crítico de expansão da presença universitária da disciplina no país. Defenderemos a hipótese de que as ideias expostas pela geógrafa nesse trabalho evidenciam claramente que a construção do campo disciplinar no mundo de língua inglesa se deu a partir da internalização de posturas intelectuais derivadas do debate evolucionista que chegaram às Ciências Humanas através do Darwinismo Social e que foram favorecidas pelo contexto geopolítico de ascensão do imperialismo.
Downloads
Referências
BERDOULAY, V. A abordagem contextual. Espaço e Cultura, Rio de Janeiro: Uerj, n. 16, p. 47-56, 2003[1981].
BOURDIEU, P. Os usos sociais da ciência. São Paulo: Unesp, 2003.
COLBY, C. Ellen Churchill Semple. Annals of the Association of American Geographers, v. 23, p. 229-240, 1933.
HAWKINS, M. Social Darwinism in European and American Thought (1860-1945): Nature as a Model and Nature as a Threat. Cambridge: Cambridge University Press, 1998.
HERBST, J. Social Darwinism and the History of American Geography. Proceedings of the American Philosophical Society, v. 105, n. 6, p. 538-544, 1961.
HOBSBAWN, E. Era dos impérios (1875-1914). São Paulo: Paz e Terra, 2010[1988].
HOFSTADTER, R. Social Darwinism in American Thought. Boston: Beacon, 1992[1955].
KEIGHREN, I. Bringing Geography to Book: Ellen Semple and the Reception of Geographical Knowledge. London/New York: J. B. Tauris, 2010.
LENAY, C. Darwin. São Paulo: Estação Liberdade, 2004.
LIVINGSTONE, D. The Geographical Tradition. Malden/Oxford: Blackwell, 2008 [1992].
MARTIN, G. All Possible Worlds: A History of Geographical Ideas. New York/Oxford: Oxford University Press, 2005.
PATTISON, W. Rollin Salisbury and the Establishment of Geography at the University of Chicago. In: BLOUET, B. (Org.). Origins of Academic Geography in the United States. Hamden: Archon, 1981. p. 151-163.
PEET, R. Social Origins of Environmental Determinism. Annals of the Association of American Geographers, v. 75, n. 3, p. 309-333, 1985.
RUSE, M. Social Darwinism: The Two Sources. Albion – A Quarterly Journal Concerned With British Studies, v. 12, n. 1, p. 23-36, 1980.
SCHULTEN, S. The Geographical Imagination in America (1880-1950). Chicago: University of Chicago Press, 2001.
SEMPLE, E. Influences of Geographic Environment: On the Basis of Ratzel’s System of Anthropo-Geography. New York/London: Henry Holt and Company/Constable & Company, 1911.
SPENCER, H. The Social Organism. In: Essays: Scientific, Political and Speculative. London: Routledge/Thoemes Press,[19961891]. v. 1.
STODDART, D. R. Darwin’s Impact on Geography. Annals of the Association of American Geographers, v. 56, n. 4, p. 683-698, 1966.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Fernando José Coscioni
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).