A viagem turística dos brasileiros à Argentina: a proposta da revista Viagem e Turismo (1996-2016)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.145119Palavras-chave:
Turismo, Brasil, Argentina, Promoción turística, Prensa turísticaResumo
O turismo brasileiro teve uma presença significativa ao longo do tempo na Argentina. No entanto, pouco se sabe da academia sobre essas visitas. O que os turistas procuram saber? Quais são suas expectativas? Que mídia eles consultam para acessar informações sobre a Argentina? Este trabalho questiona como o conjunto de ideias e imagens sobre o país e as propostas para visitá-lo circulam na sociedade brasileira (e, sobretudo, entre seus turistas). Mais especificamente, o objetivo do artigo é identificar a maneira de apresentar a experiência da viagem turística brasileira à Argentina que foi realizada pela revista Viagem e turismo, uma das principais revistas brasileiras especializadas em turismo, desde seus inícios em 1996 até 2016
Downloads
Referências
AGUIAR, L. B.; CHUVA, M. R. R. Institucionalização das práticas de preservação do patrimônio cultural no Brasil e na Argentina e suas relações com as atividades turísticas. Antíteses, Londrina, v. 7, n. 14, p. 68-93, 2014.
BARILOCHE. Viagem, 16 nov. 2015. Disponível em: http://viajeaqui.abril.com.br/cidades/ar-bariloche. Acesso em: 17 jul. 2018.
BERTONCELLO, R. Turismo en los Andes Patagónicos: valorización turística de áreas de preservación ambiental. In: Actas Latinoamericanas de Varsovia. Varsovia: Universidad de Varsovia, 2000. v. 23.
BERTONCELLO, R. El turismo y las grandes metrópolis: la ciudad de Buenos Aires. In: Rodrigues, A. (Org.). Turismo e geografia: reflexões teóricas e enfoques regionais. São Paulo: Hucitec, 1996.
BERTONCELLO, R. y C. TRONCOSO. La ciudad como objeto de deseo turístico: renovación urbana, cultura y turismo en Buenos Aires y Salta (Argentina). Gran Tour: Revista de Investigaciones Turísticas, Murcia, 2014.
BRITTON, S. Tourism, capital, and place: towards a critical geography of tourism. Environment and Planning, D Society and Space, London, v. 9, p. 191-212, 1991.
CAMMARATA, E. B. Áreas y lugares de desarrollo turístico recreativo en la provincia de Misiones: relaciones con el espacio transfronterizo en el desarrollo prospectivo del turismo. Realidad, Enigmas y Soluciones en Turismo, Buenos Aires, v. 2, n. 3, p. 13-28, 2003.
CARBAJAL, R. Transformaciones socioeconómicas y urbanas en Palermo. Revista Argentina de Sociología, Buenos Aires, v. 1, n. 1, p. 94-109, 2003.
CATALANO, B. Turismo e integración regional: análisis sobre los flujos de turistas en el Mercosur. In: SIMPOSIO INTERNACIONAL, 7.; JORNADAS NACIONALES DE INVESTIGACIÓN, 12., 2015, Neuquén. Anales… Neuquém, 2015.
COHEN, E. Principales tendencias en el turismo contemporáneo. Política y Sociedad, Madrid, v. 42, n. 1, p. 11-24, 2005.
CROUCH, D.; JacksoN R.; Thompson, F. (Ed.). The Media and the Tourist Imagination: Converging Cultures. London/New York: Routledge, 2005.
CRUZ, R. C. A. Operadoras turísticas e agenciamento de viagens: concentração/centralização de capital e produção do espaço. In: Lencioni, S.; Blanco, J. (Org.). Argentina e Brasil: territórios em redefinição. Rio de Janeiro: Consequência, 2016. p. 259-279.
CVC quiere llevar 200.000 turistas de Brasil a Argentina en 2016. Hosteltur, n. 1784, 4 mar. 2016. Disponível em: www.hosteltur.lat/124800_cvc-quiere-llevar-200000-turistas-brasil-argentina-2016.html. Acesso em:17 jul. 2018.
CVC. Disponível em: www.cvc.com.br/pacotes-turisticos/bariloche. Acesso em: 3 ago. 2018.
DAYE, M. Mediating Tourism: An analysis of the Caribbean holiday experience in the UK national press. In: Crouch, D.; Jackson, R.; Thompson, F. (Ed.). The Media and the Tourist Imagination: Converging Cultures. London/New York: Routledge, 2005. p. 14-26.
DECASPER, S. M.; SERVALLI, N. Imaginarios turísticos: Argentina para el turista brasileño. Turismo y Sociedad, Bogotá, v. XVIII, p. 43-60, 2016.
DINARDI, C. Cities for sale: Contesting city branding and cultural policies in Buenos Aires. Urban Studies, London, v. 54, n. 1, p. 1-17, 2015.
GARRIDO CUMBRERA, M.; FERNÁNDEZ DE LEÓN, C.; BRAÇE, O. Comparación de la industria turística en potencias emergentes (argentina y Brasil): de la rivalidad a la interdependencia. Cuadernos de Turismo, n. 38, p. 191-202, 2016.
GOBIERNO DE LA CIUDAD DE BUENOS AIRES. El turismo en la ciudad de Buenos Aires. Anuario 2014. Buenos Aires, 2014.
GÓMEZ SCHETTINI, M. Y TRONCOSO, C. Tourism and Cultural Identity. Promoting Buenos Aires as the Cultural Capital of Latin America. Catalan Journal of Communication & Cultural Studies, Barcelona, v. 3, n. 2, p. 195-209, 2011.
INPROTUR. Facultad de Ciencias Económicas UBA. Estudio de demanda del turismo de Brasil hacia la República Argentina. Informe Final. Buenos Aires, 2011.
KNAFOU, R. L’vinvention du lieu touristique: la passation d’un contrat et le surgissement simultané d’un nouveau territoire. Revue de Géographie Alpine, Grenoble, v. 79, n. 4, p. 11-19, 1991.
LESTER, J.-A.; SCARLES, C. (Ed.). Mediating the tourist experience: from brochures to virtual encounters. New York: Routledge, 2013.
MACCANNELL, D. The tourist: a new theory of the leisure class. New York: Schocken, 1989.
MARADONA, S. El plan de Bariloche para recuperar el turismo brasileño. Río Negro, Bariloche, 10 mayo 2017. Disponível em: www.rionegro.com.ar/bariloche/el-plan-de-bariloche-para-recuperar-el-turismo-brasileno-DD2757317. Acesso em: 17 jul. 2018.
MEURER, R.; Lins, H. N. Macroeconomia do turismo argentino em Santa Catarina. Turismo em Análise, São Paulo, v. 19, n. 2, p. 272-292, 2008.
MINISTERIO DE TURISMO DE LA NACIÓN. Turismo internacional. Todas las vías. Informe de Avance – Cuarto Trimestre 2015. Buenos Aires; 2016a.
MINISTERIO DE TURISMO DE LA NACIÓN. Informe de mercado turístico. Brasil. Versión preliminar. Buenos Aires, 2016b.
MINISTERIO DE TURISMO DE LA NACIÓN. Anuario Estadístico de Turismo 2014. Buenos Aires, 2014.
MINISTERIO DE TURISMO DE LA NACIÓN. Plan Federal Estratégico de Turismo Sustentable. Actualización 2011. Buenos Aires, 2011.
MORGAN, N.; Pritchard, A. Tourism promotion and power: Creating images, creating identities. West Sussex: John Wiley, 1998.
MUNICIPALIDAD DE SAN CARLOS DE BARILOCHE. Encuesta de perfil y gasto del turista. Informe tercera onda 2015 julio-agosto. San Carlos de Bariloche, 2015.
PASTORIZA, E. La conquista de las vacaciones: breve historia del turismo en la Argentina, Buenos Aires: Edhasa, 2011.
PIETROBUONI, M. Flujos turísticos en la República Argentina. Monografía (Graduación) – Universidad Nacional de Mar del Plata, Mar del Plata, 2005.
PIMENTEL, M. P. C.; Pimentel, T. D. La agenda pública del turismo en Argentina y Brasil durante la década de 2000. Estudios y Perspectivas en Turismo, Buenos Aires, v. 20, n. 5, p. 1009-1026, 2011.
PROVINCIA DE RÍO NEGRO. Encuesta de perfil y gasto del turista. Informe tercera onda julio-agosto. Río Negro: Sistema de Información Turística, 2005.
SALAZAR, N. Tourism Imaginaries: A Conceptual Approach. Annals of Tourism Research, v. 39, n. 2, p. 863-882, 2012.
SCHLÜTER, R. San Carlos de Bariloche: costos y beneficios del ecoturismo. Estudios y Perspectivas en Turismo, Buenos Aires, v. 3, n. 2, p. 126-149, 1994.
SCHMEIL, L. Alquila-se una isla: turistas argentinos en Florianópolis. Dissertação (Mestrado) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 1994.
TRIGO, L. G. G.; Arendt, E. J. La inestabilidad del mercado turístico: desde la perspectiva de una agencia de viajes brasileña. Estudios y Perspectivas en Turismo, Buenos Aires, v. 16, n. 3, p. 323-340, 2007.
TRONCOSO, C. y R. BERTONCELLO. Turismo extremo en Argentina: nuevas formas de valorización del patrimonio natural y cultural. VI Congreso Iberoamericano de Estudios Territoriales y Ambientales, San Pablo: 2014.
URRY, J. La mirada del turista. Lima: Universidad de San Martín de Porres, 2004.
VIAGEM E TURISMO, v. 23, n. 13, ed. 267, dez. 2017. Disponível em: http://publiabril.abril.com.br/marcas/viagem-e-turismo/plataformas/revista-impressa. Acesso em: 17 jul. 2018.
VIAGEM E TURISMO. Disponível em: www.viagemeturismo.abril.com.br. Acesso em: 17 jul. 2018.
VIOLIER, P. Tourisme et médias: regard d’un geographe. Le Temps des Médias, v. 8, p.159-170, 2007.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Claudia Alejandra Troncoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).