Capitalismo e Sua Geografia – Uma Entrevista Com David Harvey
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2018.146741Palavras-chave:
Capitalismo e sua Geografia, entrevista, David HarveyResumo
Esta entrevista foi realizada em 13 de julho de 2017 na cidade de Nova Iorque (Estado Unidos) durante a realização do meu estágio doutoral no Center for Place, Culture and Politics (CPCP) da City University of New York - Graduate Center (CUNY-GC), sob coorientação no exterior do Prof. David Harvey. Ainda que marcadamente panorâmica, o objetivo de sua realização foi lançar luz sobre um recente momento da trajetória teórica do autor no tocante à sua elaboração interpretativa e analítica do processo de expansão global do capitalismo em sua fase neoliberal. O professor também discorre sobre o entrelaçamento de sua vida pessoal e acadêmica, o papel da Geografia Crítica, a atualidade de Marx, dentre outros temas caros à Geografia e ao Marxismo. Trata-se, por fim, de um convite à reflexão sobre aspectos políticos, econômicos, sociais a partir de problematizações e desafios postos pelas atuais formas de acumulação do capital em seus processos geográficos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Adriane de Sousa Camargo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).