A produção do espaço a partir da tríade lefebvriana concebido/percebido/vivido
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2019.163307Palavras-chave:
Produção do espaço, concebido, percebido, vivido, Lefebvre, UrbanoResumo
Discutimos neste artigo a importância da análise espacial para o entendimento da realidade a partir da tríade concebido/percebido/vivido presente na obra de Henri Lefebvre intitulada A produção do espaço. Partimos do princípio que a produção do espaço implica não só produção material, mas também de vida, de cultura, do modo de ser urbano, que tende a se generalizar em escala mundial, ainda que mantendo particularidades.
Downloads
Referências
BERMAN, M. Tudo o que é sólido desmancha no ar. São Paulo: Companhia das Letras, 1986.
FIORAVANTI, L. M. Do agronegócio à cidade como negócio: a urbanização de uma cidade mato-grossense sob a perspectiva da produção do espaço. São Paulo, 2018. Tese (Doutorado em Geografia Humana) - FFLCH, USP.
LEFEBVRE, H. La producción del espacio. Madrid: Capitan Swing, 2013.
SMITH, N. “Gentrificação, a fronteira e a reestruturação do espaço urbano”. GEOUSP: Espaço e Tempo (Online), (21), 2007, pp. 15-31. Disponível em: https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2007.74046. Acesso em: 14 jul. 2010.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Glória da Anunciação Alves

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).