Implicações territoriais entre as diferentes categorias de unidades de conservação da natureza no Brasil e as concepções político-pedagógicas da educação ambiental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2022.167226Palavras-chave:
Educação Ambiental, Macrotendência político-pedagógica, Unidades de Conservação da Natureza, TerritorialidadesResumo
As Unidades de Conservação da Natureza (UCs) são territórios instituídos pelo Estado brasileiro. Envolvem relações de poder relacionadas ao controle dos recursos naturais. A Educação Ambiental (EA) é posta como uma estratégia de interlocução com os agentes envolvidos na territorialização da UC. A EA, na perspectiva de um campo social, apresenta três macrotendências político-pedagógicas: crítica, conservacionista e pragmática. Foram investigadas 254 UCs federais, com o objetivo de articular os modelos de regulação dos territórios de UCs com as territorialidades da EA. Constatou-se que apesar da existência de uma diretriz institucional única, as UCs do grupo de Proteção Integral apresentam uma inclinação para a concepção político-pedagógica conservacionista, ao passo que as UCs do grupo de Uso Sustentável tendem para a concepção político-pedagógica crítica. Isso representa que diferentes formas de territorialização das UCs, são propensas a determinadas concepções político-pedagógicas de EA, independente da diretriz institucional.
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