Da nuvem ao território nacional: uma periodização das empresas de transporte por aplicativo no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.168573

Palavras-chave:

Uber, Plataformas digitais, Algoritmos, Uberização, Aplicativos de transporte privado

Resumo

O artigo dedica-se a compreender a entrada e a expansão das plataformas de transporte privado por aplicativos no Brasil, especialmente a partir da chegada da Uber. Inicialmente, apresenta um debate acerca do processo de uberização da economia que propõe compreender o papel ativo do espaço para a realização concreta das “plataformas digitais”, aqui entendidas como “plataformas territoriais”. Em seguida, propõe uma periodização da estratégia territorial da Uber procurando analisar seu uso do território brasileiro, bem como os conflitos com os entes estatais e a relação com seus concorrentes diretos. Finalmente, discute o papel estratégico da informação (big data, algoritmos, plataformas, geolocalização e dispositivos de vigilância remota) como elementos para se pensar uma nova gestão corporativa e algorítmica do território nacional.

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Biografia do Autor

  • Fabio Tozi, Universidade Federal de Minas Gerais

    Professor do Departamento de Geografia da Universidade Federal de Minas Gerais.

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Publicado

2020-12-16 — Atualizado em 2021-09-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

TOZI, Fabio. Da nuvem ao território nacional: uma periodização das empresas de transporte por aplicativo no Brasil. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 24, n. 3, p. 487–507, 2021. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.168573. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/168573.. Acesso em: 26 dez. 2024.