Marxismo e política: o marxismo tem uma teoria política?
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2020.172544Palavras-chave:
teoria política, fenecimento do Estado, marxismoResumo
Este artigo de 1961 de Henri Lefebvre compõe o pouco conhecido conjunto de escritos do autor sobre o Estado e a política, ainda sem tradução para o português. A análise do empirismo político que penetrou a prática política marxista desde Lênin e produziu um vácuo teórico leva Lefebvre à crítica do marxismo tornado linguagem. Trata-se da crítica ao dogmatismo presente em germe em Lênin e desenvolvido em Stalin. O reencontro com Marx ilumina as contradições políticas que interditam a sistematização do pensamento numa filosofia política que imediatiza (pelo reflexo) a relação teoria-prática, ocultando a dialética do fim da política e do fenecimento do Estado. Por fim, a análise das diferenças entre o socialismo russo e o chinês recoloca o debate pelo ângulo das estratégias e táticas políticas.
Downloads
Referências
LEFEBVRE, Henri. Marxisme et politique. Le marxisme a-t-il une théorie politique ?. In: Revue française de science politique, 11ᵉ année, n°2, 1961. pp. 338-363. Retirado de: <http://www.persee.fr/doc/rfsp_0035-2950_1961_num_11_2_392623>
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Gabriel Alvarez
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).