Por uma singularidade da Geografia: desenvolvimento do Pensamento Geográfico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.182301

Palavras-chave:

Geografia, Cognição, Pensamento geográfico

Resumo

A literatura contemporânea tem evocado como singularidade da Geografia a estruturação de uma forma de pensar específica denominada Pensamento Geográfico. Todavia, se há uma ampla defesa da Geografia como forma de pensar, contraditoriamente, ainda são poucos os trabalhos que conceituam o que é esse Pensamento Geográfico, seus processos de estruturação e constituição. Este artigo visa contribuir com o avanço do debate teórico reduzindo a lacuna sobre o tema na literatura brasileira. A discussão está balizada nas seguintes questões: o que é o Pensamento Geográfico? Como se desenvolve? Que processos cognitivos o caracterizam? Para tanto, realizou-se pesquisa bibliográfica nos campos da Psicologia e da Geografia relacionando a cognição humana e suas especificidades a partir da aprendizagem e da formação dos conceitos geográficos pelos indivíduos. Por fim, observou-se como essa relação culmina na constituição de uma forma singular de pensar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luline Silva Carvalho Santos, Universidade Federal de Góias

    Possui doutorado em Geografia, 2020 (UFG), mestrado em Geografia, 2016 (UFG) e graduação em Geografia, 2013 (UFG). Atua como professora efetiva na Secretaria Estadual de Educação do estado do Mato Grosso e desenvolve pesquisas sobre o processo de ensino-aprendizagem de Geografia, com ênfase na formação de professores e desenvolvimento do pensamento geográfico.

Referências

ASCENÇÃO, V. O. R.; VALADÃO, R. C. Professor de Geografia: entre o estudo do fenômeno e a interpretação da espacialidade do fenômeno. COLOQUIO INTERNACIONAL DE GEOCRÍTICA, 13., 2014, Barcelona: Universitat de Barcelona, 2014, p. 1-14. Disponível em: http://www.ub.edu/geocrit/coloquio2014/Valerie%20de%20Oliveira%20y%20Roberto.pdf. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.

CALLAI, H. C. A formação do profissional da Geografia. Ijuí : Editora Unijuí, 2013.

CASTRO, I. E. Escala e pesquisa na Geografia. Problema ou solução? Espaço Aberto, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 87-100, 2014. Disponível em: https://revistas.ufrj.br/index.php/EspacoAberto. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.

CAVALCANTI, L. de S. O Ensino de Geografia na Escola. Campinas: Papirus, 2012.

CAVALCANTI, L. de S. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa comunicação, 2019.

CHAUÍ, M. Convite à Filosofia. São Paulo: editora Ática, 2000.

CHEPTULIN, A. A Dialética Materialista: Categoria e Leis da Dialética. São Paulo: Editora Alfa-Omega, 1982.

GOLLEDGE, R.; MARSH, M.; BATTERSBY, S. Matching geospatial concepts with geographic educational needs. Geographical Research. v. 46, n. 1, p. 85–98, 2007. Disponível em: https://onlinelibrary.wiley.com/doi/abs/10.1111/j.1745-5871.2007.00494.x. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.

GOMES, P. C. da C.. Um lugar para a Geografia: contra o simples o banal e o doutrinário. In MENDONÇA, F. de A; LOWEN-SAHR, C. L.; SILVA, M. da (Org.). Espaço e tempo: complexidade e desafios do pensar e do fazer geográfico. Curitiba: Associação de Defesa do Meio Ambiente e Desenvolvimento Antonima, 2009. p. 13-30.

GOMES, P. C. da C. Quadros geográficos: uma forma de ver, uma forma de pensar. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2017.

GONZÁLEZ, R. de M. Del pensamiento espacial al conocimiento geográfico a través del aprendizaje activo con tecnologías de la información geográfica. Giramundo: Revista de Geografia do Colégio Pedro II, v. 4, n. 2, p.7-13, 2015. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/ojs/index.php/GIRAMUNDO/article/view/668. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.

HAESBAERT, R.. O espaço como categoria e sua constelação de conceitos: uma abordagem didática. In TONINI, M. T. [et al] (orgs.). O Ensino de Geografia e suas composições curriculares. Porto Alegre: Mediação, 2014. p. 109 - 122.

LIBÂNEO, J. C. Didática e epistemologia: para além do embate entre a didática e as didáticas específicas. In: VEIGA, I. P. Al.; e D´ÁVILA, C. (orgs.). Profissão docente: novos sentidos, novas perspectivas. Campinas (SP): Papirus Editora, 2008.

MELAZZO, E. S.; CASTRO, C. A. A escala geográfica: noção, conceito ou teoria? Terra Livre. Presidente Prudente, v. 2, n. 29, p. 133-142, 2007. Disponível em: https://www.agb.org.br/publicacoes/index.php/terralivre/article/view/244. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.

MIRANDA, P. Modelo de progresión del aprendizaje geográfico como proceso situado: aulas interculturales como caso de estudio. Tese (Doutorado em educação) – Ciências da Educação, Faculdade de Educação, Pontifícia Universidade Católica de Chile, Chile, 2016. Disponível em: https://repositorio.uc.cl/handle/11534/21511. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.

MOREIRA, R. Pensar e Ser em Geografia. 2 ed. São Paulo: Contexto, 2015.

MOREIRA, R. Geografia e práxis: a presença do espaço na teoria e na prática geográfica. São Paulo: Contexto, 2012.

OLIVEIRA, A. U. Espaço e tempo: compreensão materialista e dialética. In: SANTOS, M.(org). Novos Rumos da Geografia Brasileira. São Paulo: Hucitec, 1988. p. 66-110.

RICHTER, D. Raciocínio geográfico e mapas mentais: a leitura espacial do cotidiano por alunos do Ensino Médio. 2010. 335 f. Tese (Doutorado em Geografia), Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente, 2010. Disponível em: https://repositorio.unesp.br/handle/11449/105074. Acesso em 22 de fevereiro de 2021.

SANTOS, M. A Natureza do Espaço: Técnica, Razão e Emoção. 4ª ed. São Paulo: Edusp, 2017.

SHULMAN, L. S. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Tradução de Leda Beck e revisão técnica de Paula Louzano. Cadernos Cenpec Nova série. v. 4, n. 2, p. 196-229, 2015. Disponível em: https://www2.uepg.br//programa-des/wp-content/uploads/sites/32/2019/08/SHULMANN-sobre-ENSINO.pdf Acesso em 22 de fevereiro de 2021.

SMIRNOV, A. et al. El pensamiento. Tradução Florencio Villa Landa. In: SMIRNOV, A.et al (Org.). Psicologia. Russia: Grijalbo S. A, 1969. p. 232-276. Original Russo.

SOUZA, M. L de. Os conceitos fundamentais da pesquisa sócio-espacial. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2016.

VIGOTSKI, L. S. A construção do pensamento e da linguagem. Tradução Paulo Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2000. Original Russo.

Downloads

Publicado

2021-12-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

SANTOS, Luline Silva Carvalho. Por uma singularidade da Geografia: desenvolvimento do Pensamento Geográfico. GEOUSP Espaço e Tempo (Online), São Paulo, Brasil, v. 25, n. 3, p. 24–42, 2021. DOI: 10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.182301. Disponível em: https://revistas.usp.br/geousp/article/view/182301.. Acesso em: 21 nov. 2024.