Tectônica global em livros didáticos de geografia da 1ª série do Ensino Médio: uma análise do conteúdo
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2179-0892.geousp.2021.183346Palavras-chave:
Ciências da terra, Educação geográfica, Ensino de geociências, Vulcanismo, Placas tectônicasResumo
Os livros didáticos de Geografia abordam a Tectônica Global desde o 6º ano do Ensino Fundamental, mas é na 1ª série do Ensino Médio que se enfatiza o tema. Este artigo analisa a qualidade das representações imagéticas e textuais sobre a Teoria da Tectônica Global presentes nos 14 livros didáticos de Geografia da 1º série do Ensino Médio distribuídos pelo Programa Nacional do Livro Didático no triênio de 2018-2020. Para tanto, se quantificaram e qualificaram as informações, observando se fornecem subsídios claros e corretos que auxiliem o ensino de Geografia na Educação Básica. Verificou-se que a apresentação do tema demanda correções fundamentais e, em alguns livros, constatou-se a falta de informações relevantes como, por exemplo, a sismicidade existente no território brasileiro. Assim, este trabalho visa concorrer para a melhoria dos livros didáticos brasileiros propondo correções, ajustes e sugestões baseadas em bibliografia especializada, mas sem verticalizações conceituais que poderiam fugir ao escopo desse tema destinado ao Ensino Médio.
Downloads
Referências
ALMEIDA C. N.; ARAÚJO C.; MELLO E. F. Geologia nas escolas de Ensino Básico: a experiência do Departamento de Geologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. TerræDidatica, v. 11, n. 3, p. 150-161, 2015.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1977.
BRASIL. Ministério da Educação. PNLD 2018: Geografia – guia de livros didáticos – Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB/FNDE. 2017.
CHAVES, R. S.; MORAES, S. S.; LIRA-DA-SILVA, R. M. Por que ensinar tempo geológico na Educação Básica? TerræDidatica, v. 14, n. 3, p. 233-244, 2018.
DODICK, J.; ORION, N. Measuring student understanding of geological time. Science Education, v. 87, p. 708–731, 2003.
FRACALANZA, H. O que sabemos sobre os livros didáticos para o ensino de Ciências no Brasil. 1993. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1993.
G1. Tremor de terra derruba casas e mata criança em MG.São Paulo, 9 dez. 2007. Disponível em: http://g1.globo.com/Noticias/Brasil/0,MUL210582-5598,00-TREMOR+DE+TERRA+DERRUBA+CASAS+E+MATA+CRIANCA+
EM+MG.html. Acesso em: 30 abr. 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
GROTZINGER, J. P.; JORDAN, T. H. Para entender a Terra. 6. ed. Porto Alegre: Bookman, 2013.
KALI, Y.; ORION, N. Relationship between Earth Science education and spatial visualization. Journal of Research in Science Teaching, v. 33, n. 4, p. 369-391, 1996.
KALI, Y.; ORION, N.; EYLON, B.-S. Effect of knowledge integration activities on students’ perception of the Earth’s crust as a cyclic system. Journal of Research in Science Teaching, v. 40, n. 6, p. 545-565, 2003.
KEAREY, P.; KLEPEIS, K. A.; VINE, F. J. Tectônica Global. Porto Alegre: Bookman, 2014.
LANDIM, F. O.; BARBOSA, M. E. S. O ensino de geografia na educação básica: uma análise da relação entre a formação do docente e sua atuação na geografia escolar. Geosaberes, v. 1, n. 2, p. 160-179, 2011.
LIBAULT, A. Os quatro níveis da pesquisa geográfica. Métodos em Questão, v. 1, p. 1-14, 1971.
MANDAL, P.; RASTOGI, B. K.; SATYANARAYA, H. V. S.; KOUSALYA, M.; VIJAYRAGHAVAN, R.; SATYAMURTY, C.; RAJU, I. P.; SARMA, A. N. S.; KUMAR, N. Characterization of the causative fault system for the 2001 Bhuj earthquake of Mw 7.7. Tectonophysics, v. 378, n. 1-2, p. 105-121,2004.
MORAIS, E. M. B. O ensino das temáticas físico-naturais na Geografia escolar. Tese (Doutorado em Geografia) – Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2011.
MORTIMER. E. F. A evolução dos livros didáticos de química destinados ao ensino secundário. Em Aberto, v. 7, n. 40, p. 25-41, 1988.
NÓBREGA, Jaqueline. Há 36 anos a terra tremeu no Ceará e pode tremer novamente. Diário do Nordeste, Fortaleza, 14 nov.
Disponível em: http://plus.diariodonordeste.com.br/terremoto-de-pacajus. Acesso em: 30 abr. 2020.
NOGUEIRA, F. C. C. Estruturas tectônicas cenozoicas na porção leste da bacia Potiguar – RN. 2008. 156 f. Tese (Doutorado em Geodinâmica e Geofísica) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2008.
PASCHOALE, C. Geologia como semiótica da natureza. São Paulo: PUC, 1984.
POTAPOVA, M. S. Geology as an historical science of nature. In: Interactions of sciences in the study of Earth. Moscow: Progress, 1968. p. 117-126.
PRETTO, N. L. A Ciência nos livros didáticos. Campinas: Unicamp; Salvador: CED/UFBA, 1985.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. C. Metodologia do trabalho científico [recurso eletrônico]: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. 2. ed. Novo Hamburgo: Feevale, 2013.
SCHWANKE, C.; SILVA, M. A. J. Educação e Paleontologia. In: CARVALHO, I. S. (Ed.). Paleontologia. Rio de Janeiro: Interciência, 2004. v. 2, p. 123-130.
SILVA, Y. O dia em que a terra tremeu. Tribuna do Norte, Natal, 27 nov. 2016. Disponível em: http://www.tribunadonorte.com.br/noticia/o-dia-em-que-a-terra-tremeu/364704. Acesso em: 30 abr. 2020.
SOUZA, E. R. O potencial didático das imagens geocientíficas em livros de textos do ensino secundário: representação da dinâmica interna da Terra. 2015. Tese (Doutorado em Geociências) – Universidade Estadual de Campinas, 2015.
SOUZA, A. DOS S. S.; FURRIER, M. Estudo da Escala do Tempo Geológico em livros didáticos de Geografia do ensino médio. Terrae Didatica, v. 16, p. e020010, 28 mar. 2020.
SUGUIO, K. A. Dicionário de Geologia Sedimentar e áreas afins. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1998.
TALWANI, P. Fault geometry and earthquakes in continental interiors. Tectonophysics, v. 305, n. 1-3, p. 371-379, 1999.
TASSINARI, C. C. G.; DIAS NETO, C. M. Tectônica global. In: TEIXEIRA, W.; FAIRCHILD, T. R.; TOLEDO M. C. M.; TAIOLI, F. (Orgs.). Decifrando a Terra. 2. ed. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2009. p. 78-107.
TOLEDO, M. C. M. Geologia/Geociências no ensino. In: SEMINÁRIO NACIONAL DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO EM GEOLOGIA, 2., 2002, Campinas. Anais [...] Campinas: Unicamp, 2002.
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Alexandre dos Santos Souza, Max Furrier
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho com licença de uso da atribuição CC-BY, que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CS.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho on-line (ex.: em repositórios institucionais ou em sua página pessoal) a qualquer altura antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).